Segunda, 29 Abril 2024

Domingos Taufner é eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado

Domingos_taufner_redes Redes Sociais

O conselheiro Domingos Taufner é o presidente eleito do Tribunal Contas do Espírito Santo (TCES) para o biênio 2024/2026, com posse marcada para 11 de dezembro. Ele ocupa o cargo de ouvidor e foi eleito com quatro votos, nesta terça-feira (31), em sessão realizada no plenário da corte, concorrendo com Rodrigo Coelho, que obteve três votos. Uma disputa acirrada, portanto, como não se registrava há anos.

Para vice-presidente, o eleito foi o conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti; na Corregedoria foi mantido o conselheiro Sergio Aboudib; e na diretoria da Escola de Contas Públicas o atual presidente do Tribunal, Rodrigo Chamoun. A votação foi secreta.

Na condução da Ouvidoria, assumirá o conselheiro Carlos Ranna, por ser o mais antigo, até a outra eleição, em janeiro de 2024. A votação para esse cargo registrou sete votos em branco, por duas vezes.

Domingos Taufner destacou que sua gestão será voltada para a "efetividade do controle externo" e ressaltou a carta de serviços, com riqueza de dados, que segundo ele, "torna o TCES reconhecido no Brasil como um dos mais avançados". Taufner já havia assumido o cargo no biênio 2014/2015.

O atual presidente, Rodrigo Chamoun, por estar o segundo mandato consecutivo, não pôde ser votado. Chamoun foi reeleito para o segundo mandato em 2021, à unanimidade. A diretoria que sairá era formada pelo vice-presidente, Rodrigo Coelho; corregedor, Sérgio Aboudib; e o ouvidor Domingos Taufner.

Compete ao presidente dirigir o Tribunal e seus serviços auxiliares e as sessões plenárias; e dar posse aos conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores do Ministério Público no Tribunal e servidores do Tribunal. Já ao vice cabe substituir o presidente, em seus impedimentos, ausências, férias ou outro afastamento legal; e auxiliar o presidente, sempre que por ele convocado.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/