Quinta, 16 Mai 2024

Agricultores denunciam lixão da Prefeitura de Sooretama em área próxima à nascente

Agricultores do município de Linhares (norte do Estado) denunciaram que a prefeitura do município vizinho, Sooretama, está fazendo um lixão em uma área próxima à nascente do Córrego da Jacutinga, que divide os dois municípios. Segundo eles, há 15 dias o lançamento de lixo no local é feito sem qualquer tipo de proteção ao solo ou à água. Também houve retirada da vegetação local. 
 
Eles alertam que não houve qualquer consulta à população local e, caso chova, o lixo e o chorume serão espalhados, contaminando a água de todo o córrego. Sinal de que o chorume penetrou na terra e no lençol freático, o que torna a questão ainda mais grave, como consideram.
 
De acordo com os agricultores, após a diminuição do volume hídrico de vários córregos da região, o Jacutinga passou a ser o de maior quantidade de água. Além disso, o lençol freático na região é alto, a menos de um metro de profundidade, o que faz com que a nascente transborde facilmente em períodos de chuva.
 
Os agricultores afirmaram que a Polícia Militar Ambiental foi acionada, mas até então não foi ao local. A diretoria de comunicação da Polícia Militar do Estado confirmou que a Polícia Ambiental recebeu, no dia 20 de julho, uma denúncia de que um lixão estaria funcionando de forma irregular em Sooretama. Mas alega que a companhia de São Mateus é responsável por 14 municípios e ainda não teve tempo de averiguar, o que deve ocorrer na próxima semana. 
 
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que licencia aterros sanitários, informou que o município de Sooretama não possui licença ambiental para esse tipo de construção, e sim apenas uma autorização, por meio de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado entre a Prefeitura, o Iema e o Ministério Público Estadual (MPES), para operar uma estação de transbordo, cujos resíduos sólidos devem ser destinados a um aterro sanitário licenciado. Em função desta denúncia, o Iema garantiu que encaminhará as informações sobre as irregularidades à equipe de fiscalização do órgão. 
 
Já a Prefeitura de Sooretama, contactada por Século Diário, não deu retorno sobre a questão, até o fechamento desta matéria.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/