Sexta, 19 Abril 2024

Apenas 4% do orçamento da Embrapa são destinados a pesquisas no campo

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) não investe o que deveria em pesquisas de desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício dos brasileiros. A denúncia foi feita pelo presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Vicente Almeida, em entrevista à Radioagência NP, e ganhou repercussão com críticas feitas por movimentos sociais ligados ao campesinato.
 
Embora a agricultura familiar seja responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro, os investimentos da Embrapa não são direcionados para as pesquisas voltadas ao setor.
 
Vicente alertou ainda que boa parte dos problemas envolvendo insegurança alimentar no mundo poderia ser resolvida com a tecnologia desenvolvida pela Embrapa, mas o que se vê é um recurso insignificante destinado à área.
 
Segundo o presidente do Sindpaf, a Embrapa fechou parcerias com laboratórios da África e Estados Unidos e há denúncias de que a estatal represente interesses de grandes corporações, como a fundação Bill Gates e Monsanto, enquanto falta incentivo para projetos na área de agroecologia.
 
Para ele, mesmo sem elementos suficientes para demonstrar com clareza os impactos dessa cooperação internacional da Embrapa, há informações que apontam para um nível de repetição preocupante do mesmo modelo de pesquisa implantado aqui e em outros países.
 
“ Então, o que a gente na verdade cobra nesse momento é maior transparência em relação à execução dessas pesquisas que têm sido feitas em nível internacional e uma análise mais detalhada dos impactos delas. Se elas estão indo para efetivamente contribuir com a cultura local, com o fortalecimento das comunidades locais, com o fortalecimento da segurança e soberania alimentar desses povos ou se ela está indo, na verdade, como ponta de lança em um processo de internacionalização dessa agricultura nesses países, fortalecendo, na verdade, as empresas multinacionais e esse grande mercado de sementes e de alimentos que está se tornando o mundo”, afirmou Almeida na mesma entrevista à Radioagência NP.
 
A Embrapa foi fundada em 1973 e está vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/