Sexta, 19 Abril 2024

APP Lagoa Encantada sofre com queimadas constantes

APP Lagoa Encantada sofre com queimadas constantes
Um incêndio na Área de Proteção Permanente (APP) Lagoa Encantada, em Vila Velha, chamou a atenção dos moradores e ambientalistas do local devido à sua proporção. Segundo Izanildo Sabino, do Fórum de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Grande Vale Encantado, o incêndio foi criminoso e parece ter atingido cerca de 30% da área, que ainda não foi medida com precisão. O incêndio começou na tarde dessa segunda-feira (28) e já foi contido, mas ainda há pequenos focos de queimadas no local.
 
Izanildo apontou que a área sofre constantemente com pequenas queimadas, de origem criminosa, que costumam acontecer a cada 15 dias, mas que esta foi a maior, chegando a atingir as proximidades da nascente do Rio Aribiri e animais como jacarés, ovos de garças e outras aves. A APP fica entre as avenidas Carlos Lindemberg e Darly Santos, próxima à área portuária, tem uma extensão de aproximadamente 1,19 milhões de hectares, e está entre os bairros Cobilândia, Jardim Marilândia, Rio Marinho e Vale Encantado.
 
O representante do Fórum também apontou que, recentemente, descobriu-se um desmate ilegal na região para a construção de uma estrada. A ação foi denunciada ao Ministério Público Estadual (MPES) e à Prefeitura de Vila Velha, que desde então cercou o local, o que coibiu o desmatamento. Mas ainda não se sabe quem foi o responsável pela construção.
 
O Fórum do Grande Vale Encantado quer que a região seja transformada em um parque botânico. Já havia sido estabelecido um diálogo com o ex-secretário de meio ambiente de Vila Velha, da gestão Rodney Miranda (DEM), Alberto Pego, e encaminhado um ofício diretamente ao governador Renato Casagrande, que disse aos representantes do fórum que o encaminharia à Prefeitura, medida que está sendo aguardada. O fórum pretende apresentar novos documentos após o envio da comunicação ao município.
 
Além disso, os representantes do fórum exigem que seja criada uma guarda municipal ambiental em Vila Velha, devido à grande quantidade de áreas de proteção presentes no município. Um exemplo dessa guarda já existe no Rio de Janeiro, desde 1994, onde o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) realiza o patrulhamento diário de mirantes, parques e da Floresta Nacional da Tijuca.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/