Quinta, 02 Mai 2024

Artista inicia preparação de tela que retrata poluição na Grande Vitória

Artista inicia preparação de tela que retrata poluição na Grande Vitória

Nesta segunda-feira (17) começou a ser exposta a tela branca que dará origem à 18ª obra do projeto A Vale, a Vaca e a Pena, exposição do artista plástico Kleber Galvêas. A tela permanecerá exposta por 50 dias e, assim como nas edições anteriores do projeto, armazenará o pó preto emitido pela Vale e ArcelorMittal na Ponta de Tubarão, entre Vitória e Serra, em uma varanda coberta, virada para o sudoeste e cercada de árvores frondosas na Barra do Jucu, em Vila Velha.



Completado o tempo, no dia 6 de maio deste ano, o artista desenhará na tela usando o pó preto que nela se acumula como “tinta” e o dedo como “pincel”, como retrata. Mesmo a 30 quilômetros de distância da Capital e posicionada na direção oposta do vento, a tela acumula, desde o início de seus trabalhos, em 1997, uma grande quantidade do minério de ferro utilizado no processo produtivo das poluidoras, principalmente, Vale.



A obra deste ano ainda não possui um tema, mas o artista ressalta que apresenta sempre temas atuais e que até maio decidirá qual fato do ano retratará na 18ª tela. No ano passado, o tema da tela foram as windfences, instaladas pela Vale entre os anos de 2009 e 2011. À época, Galvêas disse que as telas só aumentaram o percentual de minério de ferro na composição do pó preto, além de dispersar ainda mais as partículas poluentes na atmosfera da Grande Vitória. Em 2013, Kleber notou que, em um ano, o acúmulo de pó preto teve um aumento de aproximadamente 50%.



O nome A Vale, a Vaca e a Pena é uma “homenagem” à poluidora Vale, à aparência de pena que a poeira das chaminés da usina possui e aos empresários, comparados pelo artista aos fazendeiros que vendem esterco, que se aproveitam da poluição para construir a fortuna das multinacionais poluidoras.



As telas desenhadas nos anos anteriores também estão expostas no ateliê e, no dia 6 de maio, a tela deste ano será desenhada e exposta, para que, então, a exposição prossiga até o dia 6 de julho.



Galvêas destaca que A Vale, a Vaca e a Pena é a exposição mais visitada por escolas da Grande Vitória, do interior e por internautas de 83 países, por meio de seu site. Segundo o artista, os trabalhos já foram conferidos por mais de 2 milhões de pessoas em exposições anuais em seu ateliê ou nas exposições itinerantes. As telas já foram expostas em vários outros lugares, como as Festas da Penha, a Praça Costa Pereira e o calçadão da Praia da Costa, além da Assembleia Legislativa e das Câmaras de Vitória e Vila Velha.



Serviço:

 

Exposição: A Vale, a Vaca e a Pena – Ano 18

 

Período: de 17 de março a 6 de julho  de 2014

 

Horário: Todos os dias, das 9 às 18 horas. Entrada franca.

 

Local: Ateliê Kleber Galvêas. Rua Antenor P. Carneiro, 66 – Barra do Jucu, Vila Velha.

 

Contato: (27) 3244 7115 / / site: www.galveas.com

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/