Sábado, 18 Mai 2024

Caminhada alerta para poluição na Praia de Camburi

Caminhada alerta para poluição na Praia de Camburi
Neste domingo (22), acontece a 3ª Caminhada Ecológica da Praia de Camburi, em Vitória, evento anualmente organizado pela Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC). O principal objetivo é divulgar o “lado bom e o lado ruim” da praia, segundo Paulo Pedrosa, presidente da AAPC.
 
Neste ano, pais, crianças e estudantes da Capital se juntarão à caminhada. Também serão recolhidos alimentos não-perecíveis para o Lar dos Idosos Professor Coelho Sampaio, situado no bairro José de Anchieta, na Serra. A contribuição não é obrigatória.
 
A AAPC é uma das principais entidades ambientalistas de Vitória. A principal luta da entidade é pela valorização da ponta de Tubarão, porção norte da Praia de Camburi, de grande beleza natural e presença de recifes naturais. Mas é onde também há um passivo ambiental composto de pó e pelotas de minério de ferro derramados pela Vale entre os anos de 1969 e 1984. Agora, a associação luta para que o minério seja dragado da região, e não aterrado, como a Vale deseja. A associação avalia que a toxidade do passivo poderia ser aumentada ao longo do tempo, podendo ocasionar desastres ambientais caso ele seja removido pela própria ação do mar ou por dragagem futura.
 
No último dia 11 de setembro, a AAPC enviou Parecer Técnico Independente Sobre os Relatórios Técnicos do Projeto de Recuperação da Região Norte da Praia de Camburi ao Ministério Público Estadual (MPES), confrontando as versões dos relatórios das empresas Aplysia e Ecoconservation. As empresas foram contratadas pela própria Vale para estudar as condições do minério.
 
Para a AAPC, os estudos não comprovam a real situação da vida marinha no local, que sofreu interferências, primeiramente, com o lançamento do material exótico e, posteriormente, com a degradação do mesmo. No documento, a associação diz acreditar que “se tais estudos forem realizados com maior comprometimento e veracidade, seria exposto o péssimo estado ambiental do local".
 
A entidade também realiza a Maratona Aquática Contra a Degradação Ambiental da Praia de Camburi, para alertar a população sobre a poluição a que a praia está exposta, sobretudo na questão da contaminação pelo minério de ferro.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/