A operação montada pela Prefeitura de Vitória na Praia de Camburi para remover a carcaça de baleia Jubarte da Praia de Camburi, em Vitória, chegou ao fim às 17 horas desta segunda-feira (6). O corpo do animal foi transferido para um caminhão, que o encaminhará a um aterro sanitário em Cariacica. A operação foi considerada um sucesso pelo subsecretário de Meio Ambiente de Vitória, Paulo Barbosa.
O processo de retirada da carcaça começou por volta das 15h30. A carcaça, encontrada logo nas primeiras horas da manhã desse domingo (5), era de um macho de baleia Jubarte, e já apareceu na praia inchada e em estado de decomposição. O animal tinha entre 8 e 10 toneladas, 12 metros de comprimento e era um subadulto de cinco anos de idade.
De acordo com Lupércio Araújo, do Instituto Orca, havia risco de explosão no domingo, mas o subsecretário eliminou essa possibilidade nesta segunda-feira.
O animal apresentava uma marca na nadadeira direita, aparentemente de uma mordida, e várias cicatrizes ao longo do corpo, além de vários outros animais agarrados em sua superfície, sobretudo na lombar. De acordo com oceanógrafos presentes no local, era provável que a baleia já estivesse bastante doente antes de vir a óbito. Não se sabe as causas da morte do animal, para isso seria necessária uma necrópsia, que não poderia ser realizada na praia, bastante frequentada por banhistas.

O ambientalista também atentou para a grande quantidade de um animal conhecido como piolho de baleia na superfície da carcaça, o que pode indicar que o animal já vinha apresentando baixa imunidade. Nesse domingo, a estimativa era de que o animal já estivesse morto há dois dias.

