Sábado, 27 Abril 2024

Cimi: 72% da comissão especial da PEC 215 é ruralista

Cimi: 72% da comissão especial da PEC 215 é ruralista

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) apontou que pelo menos 72% dos deputados da comissão especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215/2000) são membros ou aliados da Frente Parlamentar Agropecuária. São ao menos 15 ruralistas, com direito a voto, de um total de 21 deputados federais, nenhum deles do Espírito Santo.



O Cimi também alertou que o número de membros ruralistas pode aumentar , caso as posições regionais de alguns deles, que são contrários a demarcações e outros direitos indígenas em seus estados de origem, prevaleçam. Entre os demais deputados, a entidade acredita que apenas cinco certamente farão frente ao pleito ruralista de transferir do Executivo para o Legislativo a aprovação das demarcações e homologações de terras indígenas, quilombolas e áreas de conservação ambiental.



O presidente da comissão é o deputado Afonso Florence (PT/BA) e na relatoria está o deputado Osmar Serraglio (PMDB/PR), que já deu parecer favorável à proposta, quando foi relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Todos os demais integrantes da mesa tmbém são da bancada ruralista – três vice-presidentes e o relator substituto.



A coimssão da PEC foi instalada na noite dessa terça-feira (11), em menos de dez minutos, com a presença de lideranças indígenas, e ocorreu em clima de tensão e sob os gritos de “Demarcação Já!" e "Assassinos!", em referência aos ruralistas. A primeira reunião de debates foi marcada para a próxima terça-feira (17), às 18 horas.



Nesta quinta-feira (12), a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, pediu apoio aos povos indígenas na luta para que os parlamentarem votem contra a proposta. A menos de um ano para as eleições de 2014, a ministra disse que o governo precisa de apoio porque está sofrendo diversas pressões, como informou à Agência Brasil. Pedido de Maria do Rosário segue manifestação anterior do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de que o governo federal é contra a PEC 215, por considerá-la inconstitucional. A posição em relação à proposta, no entanto, não reflete as medidas tomadas pelo governo Dilma Rousseff em relação às terras indígenas, em favor dos interesses ruralistas. 


Mandado de Segurança (MS 32262) impetrado pelas frentes de Defesa dos Direitos Humanos e de Apoio aos Povos Indígenas da Câmara dos Deputados, com pedido de liminar, para sustar a tramitação da PEC 215, foi negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, no último mês de setembro. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/