Segunda, 06 Mai 2024

Empreiteira retira ilegalmente areia das Dunas de Itaúnas para obras de asfalto

Empreiteira retira ilegalmente areia das Dunas de Itaúnas para obras de asfalto

 
A obra de pavimentação da rodovia ES 010, no trecho que liga o distrito de Itaúnas à sede de Conceição da Barra, no norte capixaba, começou em meados de dezembro de 2013. Desde então, relatam os moradores, há extração irregular da areia que forma as famosas dunas da vila para o asfaltamento. A empreiteira Constral, responsável pela obra, realiza a retirada da areia numa região próxima ao Parque Estadual de Itaúnas e a utiliza na pavimentação da estrada. Nas proximidades, há uma placa que registra: Patrimônio Paisagístico Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.
 

 
Segundo os moradores, desde que a obra começou, foram retirados do local mais de mil caçambas cheias da areia que deveria ser preservada, o que provocou a abertura de um buraco entre as dunas. Eles relatam que ainda não foi tomada nenhuma providência no sentido de coibir a atividade. Os moradores, contrários à extração, ressaltam que consideram importante a construção da estrada, mas que esta não deve ser feita com a areia extraída das dunas.
 

A comunidade alega que não foi avisada sobre a extração. Segundo os moradores da vila, os representantes da Constral afirmam que há um documento assinado entre o Parque de Itaúnas, a empresa e o Ministério Público, no qual é autorizada a extração, mas esse documento nunca foi sequer apresentado.
 
Os moradores relatam que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) esteve presente na área após a reunião que aconteceu nessa quinta-feira (27) para tratar do assunto. Alguns técnicos do instituto já relataram que o local é um sítio arqueológico de grande valor e reafirmaram que a extração da areia é irregular, além de ser danosa ao patrimônio paisagístico. Os moradores disseram que a instância estadual do Iphan está preparando um parecer sobre o caso para enviá-lo à instância nacional do instituto, em Brasília.
 
Ainda nesta reunião, o prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati (PSDB), esteve presente e, como relatam os moradores, demonstrou que vai insistir na retirada ilegal da areia. A comunidade ressalta que a prefeitura não apresentou soluções para o caso e, além disso, dava sinais de que queria que a população fosse a favor da retirada da areia, o que não aconteceu.



 
 

Ainda na mesma reunião, relatam os moradores, o deputado estadual Eustáquio de Freitas (PSB) esteve presente e afirmou que a areia das dunas não é adequada para a realização de obras. Também esteve presente o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, André Tebaldi, que foi gerente do Parque de Itaúnas quando este enfrentou o maior período de queimadas desde sua instituição.
 
A retirada ilegal da areia das dunas não é recente. Os moradores relatam que esta não é a primeira empresa que extrai as areias protegidas das dunas. Eles estimam que já tenham sido extraídas ilegalmente mais de cinco mil caçambas da areia. Em todo esse tempo, e com tamanha quantidade retirada, os moradores dizem que nunca foram tomadas providências para proteger a região da atividade. Pelo contrário, a areia retirada das dunas é levada para outras obras de pavimentação em diversas áreas do município de Conceição da Barra.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/