Sexta, 29 Março 2024

Entidades apontam demandas da cidade a prefeito de Vila Velha

Representantes do Fórum Popular em Defesa de Vila Velha (FPDVV) e do Movimento Vida Nova Vila Velha (Movive) têm encontro marcado com o prefeito Rodney Miranda (DEM), nesta quarta-feira (6), para discutir temas polêmicos deixados pelo ex-prefeito Neucimar Fraga (PR). Entre os pontos que serão discutidos estão o Plano Diretor Municipal (PDM) e a revisão de licenciamentos considerados irregulares na cidade.  



Também participarão do debate representantes do Conselho Gestor Jacarenema, Moradores Unidos Contra Alta Tensão (Mucrat), Associação Amigos da Praia da Costa e Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes).

 
 
O novo PDM deve começar a ser elaborado em abril próximo e diversos licenciamentos ambientais são apontados como irregulares. O caso foi alvo de denúncias de entidades de Vila Velha, que pediram a auditoria dos processos.
 
Os condomínios em questão ficam em locais próximos à área da bacia do rio Jucu, principal afluente da região, e na área de amortecimento do Parque Natural Municipal de  Jacarenema, o que ameaça o meio ambiente. 
 
Além disso, consta na pauta a cobrança por participação das entidades na discussão do plano de governo e Plano Plurianual. 
 
Outra preocupação é a aproximação de Rodney com o empresariado, antes mesmo de tomar conhecimento dos anseios da população. Conforme já anunciado pelo prefeito, ele tem a intenção de utilizar Zonas de Processamento das Exportações para atrair empresas, priorizar atividades portuárias, de serviço e residencial, criar um polo industrial, entre outros pontos duramente criticados pela sociedade civil organizada. 
 
Rodney também se manifestou durante sua campanha como a favor da atração das empresas com a redução da burocracia, o que preocupa as entidades diante das alterações de regras realizadas na última gestão para garantir a implantação de empreendimentos no município. 
 
Entre as mudanças está a sobreposição das áreas de interesse ambiental por áreas de interesse turístico. Assim, seria permitida a construção de empreendimentos imobiliários em áreas como alagados, por exemplo. 

 
Para inteirar o novo prefeito sobre as demandas da sociedade, as entidades entregarão a ele o caderno de decisões do último seminário do Fórum Popular em Defesa de Vila Velha, que reuniu ambientalistas, urbanistas, arquitetos, biólogos, professores, entre outros representantes da sociedade para debater o futuro da cidade de Vila Velha. 
 
A ideia, segundo o Fórum, é garantir que a sociedade civil tenha voz no desenvolvimento da cidade, além de participação no debate sobre os conflitos registrados na última gestão. 



A reunião será realizada às 16h, no gabinete do prefeito. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/