Terça, 16 Abril 2024

Gabeira fará seminário sobre cidades verdes em Vitória

 

 

A Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) vai promover em Vitória o seminário “Cidades Verdes-Eleições Limpas”, em parceria com o Partido Verde (PV). Com objetivo de unificar e estabelecer diretrizes condizentes com a ideologia verde, na tentativa de qualificar candidatos, militantes e simpatizantes. O evento é visto por ambientalistas como uma boa oportunidade para questionar a posição do PV diante dos problemas ambientais do Espírito Santo.

No convite para o Seminário, o PV adianta que quer fortalecer seus eixos do desenvolvimento sustentável no Estado, assim como a gestão dos resíduos sólidos, educação, saúde, saneamento básico, segurança pública, proteção dos recursos hídricos e florestais.

Entre os temas que serão abordados também foram citados o clima, a mobilidade urbana e a geração de emprego e renda.

A presença do jornalista, escritor e ex-deputado federal Fernando Gabeira no seminário é apontado como uma oportunidade para os ambientalistas "cutucarem" os candidatos do PV que disputam as eleições deste ano no Estado.

Eles denunciam a derrubada de 4.700 m³ de madeiras de lei no município de Linhares como um fato marcante na história do desmatamento no Estado.  A denúncia é que 1.800 árvores nativas foram cortadas no município pelo empresário Vanderlei Ceolim, marido da candidata a prefeita de Linhares, Milena Mota (PV).

O desmatamento ocorreu em uma fazenda de cacau. A candidata argumenta que seu marido não é filiado ao PV. Ainda sim, Milena teve a candidatura abalada pelo crime ambiental repercutido durante o início da sua campanha eleitoral.

Pra justificar a derrubada das árvores, Milena afirmou que o desmatamento ocorreu para que fosse feito o sombreamento do cacau, uma prática utilizada por todos os produtores desta cultura. “Somos o maior produtor de cacau daqui e meu marido não comercializou a madeira”, ponderou a candidata do PV.

Na ocasião, a presidente do  Partido Verde/ES, Cidnéia Fontana, fez coro à candidata verde, afirmando que  Vanderlei Ceolim não é filiado ao partido e, portanto, o PV não tinha nada a declarar sobre o crime ambiental.

O PV estadual também se manteve inexpressivo nos debates sobre o novo Código Florestal e os impactos que serão gerados no Espírito Santo. Mesmo após a visita do presidente nacional do PV ao Estado,  José Luis França Penna, que afirmou  que qualquer um dos textos apresentados para o Código (Senado-Camara) eram desastrosos para o meio ambiente.

 



Serviço 

Local:  Assembleia  Legislativa  do Espírito Santo – Salão de Eventos

Data: 12 de Setembro de 2012 – Quarta-feira

Horário19 horas

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/