Quinta, 25 Abril 2024

Gildevan alega ???falta de justificativa??? para convocar secretária

Gildevan alega ???falta de justificativa??? para convocar secretária

Após o grupo SOS Espírito Santo Ambiental ter protocolado na Assembleia Legislativa do Estado (Ales), há duas semanas, um pedido de convocação da secretária estadual de Meio Ambiente, Patrícia Salomão, para uma audiência pública na Casa, grande era a expectativa sobre as respostas que o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Gildevan Fernandes (PV), iria tecer.

 
A convocação foi exigida para que a autoridade máxima na área em todo o Estado pudesse dar explicações sobre a atuação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). No ano passado, a Associação de Servidores do órgão (Assiema) produziu um relatório evidenciando uma prática de favorecimento a empresas por parte da direção do instituto, que desestimula a aplicação de multas, promove grande assédio moral com os técnicos e atua de forma completamente sem transparência.
 
Pois bem, Gildevan respondeu. Afirmando que não haveria “fatos específicos” que justificassem a convocação da secretária Patrícia Salomão, apesar da montanha de anexos que acompanhava o primeiro documento.
 
Na manhã desta quarta-feira (27), no entanto, o SOS Ambiental voltou a protocolar documento na Assembleia, dessa vez em resposta a Gildevan, com uma série de informações. Além da questão do relatório dos servidores do Iema, que por sua gravidade já deveria ser, sozinho, motivo para grande estardalhaço, os manifestantes encaminharam também diversos registros de denúncias feitas ao Iema em relação a prejuízos ambientais promovidos pelas grandes empresas do Estado.
 
O grupo afirma, no texto: “Os elementos apresentados julgamos serem mais do que suficientes para convocação da Secretária de Meio Ambiente pra prestar esclarecimentos”. 
 
Muitas das denúncias de emissões fugitivas de material particulado de empresas como a Vale e a ArcelorMittal, por exemplo, que somam mais de 15 registros apenas em 2013, nem sequer foram respondidas pelo Iema. O Movimento Pó Preto já fez diversos registros da poluição, todos encaminhados ao órgão. 
 
Veja algumas:
 
 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/