Quinta, 25 Abril 2024

Governo do Estado cria Programa de Mudanças Climáticas

Governo do Estado cria Programa de Mudanças Climáticas

O governo do Estado, por meio de portaria publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (8), criou o Programa de Mudanças Climáticas no âmbito da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). O objetivo do programa é coordenar a implantação dos instrumentos da Política Estadual de Mudanças Climáticas, instituída pela Lei 9.531, de 2010.

 
A criação do Programa de Mudanças Climáticas faz parte das ações que visam a estruturar o Programa Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas, previsto no Planejamento Estratégico 2011/2014, do governo do Estado. Além disso, a portaria cria os Núcleos de Gerenciamento dos dois programas. 
 
O projeto da Lei 9.531/2010, enviado pelo então governador Paulo Hartung (PMDB) à Assembleia Legislativa, foi elaborado pelo Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas (FCMC), com o objetivo inicial de auxiliar o Estado no combate aos efeitos das mudanças.
 
Porém, desde sua constituição, o projeto recebe críticas de ambientalistas. Segundo eles, a formulação do programa ignorou a inexistência de dados sobre os índices de emissões do Estado, bem como as suas principais fontes, sabidamente as grandes empresas, como a Vale, ArcelorMittal e a  Aracruz Celulose ( atual Fibria Celulose).
 
Construído às pressas, o documento foi feito, à época, sem a conclusão do Inventário dos Gases do Efeito Estufa, que vinha sendo realizado. Sem essas informações, para os ambientalistas, o programa perdeu sua grande força e luta contra um “inimigo que ele mesmo desconhece”.
 
É consenso no Estado que há falta de estudos sobre as emissões de gases poluidores. Especialistas da área afirmam que, se tivéssemos estudos concretos sobre as fontes de cada tipo dentre as partículas causadoras de malefícios à saúde, seria possível finalmente definir, de modo oficial, qual é a fonte real da poluição, para além do “empurra-empurra” atual– empresas poluentes se eximem da responsabilidade, o poder público continua inoperante na fiscalização e punição e a população, em meio ao imbróglio, segue sofrendo.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/