Sexta, 26 Abril 2024

GTI Respira Vitória consolida inclusão da Famopes e agregará mais três ONGs

O Grupo de Trabalho Interinstitucional Respira Vitória (GTI – Respira Vitória) aprovou, nesta terça-feira (4), a inclusão da Federação das Associações e Movimentos Populares do Estado (Famopes)  no debate para formular e aprovar projeto de implantação de novos padrões de emissões atmosféricas no município. Além da Famopes, outras três entidades tiveram sua participação aprovada nesta terça. 

 
Cobravam a participação no GTI a Federação das Associações e Movimentos Populares do Estado (Famopes), a entidade Família de Assistência à Saúde do Meio Ambiente (Fasma), o Conselho Popular de Vitória (CPV), a Federação dos Transportes e a Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AACP). 

 
Após quatro horas de debate, a informação do gabinete do vereador Serjão Magalhães (PSB), que criou o grupo, é que a Famopes será incluída no GTI. Três outras entidades (Fetransportes, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Municipal do Plano Diretor Urbano) também receberão ofício convidando à participação, visto que nesta terça-feira não havia nenhum representante presente durante a votação. 
 
As entidades conquistaram o lugar no GTI após reclamarem que a escolha dos participantes do grupo não teria sido democrática. Durante a primeira reunião, no dia 14 de agosto último, as entidades cobraram a escolha de pelo menos um representante dos seis reivindicados.  
 
A votação  do regimento interno e do plano de trabalho que vai definir as funções de cada um no trabalho que deveriam ser votados nesta terça-feira (4), foi adiada.
 
O GTI-Respira Vitória é resultado do Seminário Respira Vitória, realizado em junho deste ano, e foi criado para discutir, formular e aprovar projeto de implantação de novos padrões da qualidade do ar do município. A proposta pretende seguir modelo implantado em São Paulo. 
 
Na ocasião, um dos principais especialistas no assunto, o professor e médico Paulo Saldiva, que coordena o Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), ressaltou que os moradores da Capital fumam um cigarro e meio por dia, por conta da poluição. Também durante o evento, foi apontado que a emissão de poluentes na Grande Vitória está acima do estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com destaque para alta concentração de partículas inaláveis e dióxido de enxofre. As empresas Vale e ArcelorMittal são as principais responsáveis pelo problema. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/