Segunda, 29 Abril 2024

Hora do Planeta alerta para o aquecimento global neste sábado

Hora do Planeta alerta para o aquecimento global neste sábado

O apagar das luzes de monumentos e construções simbólicas é uma forma de chamar a atenção da sociedade para as consequências do aquecimento global. Para a população de Vitória, que sofre diariamente por inalar gases poluentes, tóxicos e causadores do efeito estufa, além de vários outros poluentes atmosféricos de origem na mineração e na siderurgia – vide as atividades da Vale e da ArcelorMittal –, o evento tem uma grande importância.



A Hora do Planeta, evento que acontece anualmente no mês de março, tem o objetivo, justamente, de que governo, empresas e população apaguem as luzes em um ato simbólico de alerta às mudanças climáticas. Neste sábado (29), entre às 20h30 e às 21h30, haverá mais uma edição da campanha.



Vitória foi a primeira capital brasileira a abraçar a iniciativa, em 2011, deixando apagadas as luzes de vários monumentos e prédios públicos. A Prefeitura de Vitória anunciou que este ano a iluminação das torres de Jesus de Nazareth, a Ponte da Passagem, a sede da Prefeitura de Vitória, a Cruz do Papa e o prédio do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) serão apagadas durante a Hora do Planeta.



A Prefeitura da Serra também participará da ação, apagando as luzes do Parque da Cidade, em Valparaíso; da Praça das Luzes, em Laranjeiras; da Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe; e da Igreja dos Rei Magos, em Nova Almeida. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Iema) comunicou que os Palácios Anchieta e da Fonte Grande também vão aderir à campanha.



O apagar das luzes durante a Hora do Planeta é um ato simbólico que tem o objetivo de alertar a sociedade para a questão das mudanças climáticas, além de simbolizar a luta pela conservação ambiental que vai além de apenas uma hora de reflexão. A campanha é levada para além desta hora, por ações nacionais e locais, como o Earth Hour, Desafio das Cidades e Projetos do Povo da Terra.

 

O evento é organizado sempre no último fim de semana de março, época dos equinócios da primavera e outono no hemisfério norte e sul, respectivamente. Segundo a WWF, ONG que encabeça a campanha, o pôr do sol coincidente em ambos os hemisférios garante maior impacto visual para luzes apagadas globalmente durante o evento. A Hora do Planeta também convida os cidadãos a apagarem as luzes de suas casas. 



Em 2014, a Hora do Planeta completará oito anos sob o slogan “Use seu poder para salvar o planeta”. Sua primeira edição aconteceu em 31 de março de 2007, quando o WWF- Austrália fez com que mais de 2,2 milhões de pessoas e 2.000 empresas na cidade de Sydney apagassem suas luzes por uma hora, como forma de apoio ao combate às mudanças climáticas.



Quinze cidades brasileiras estão confirmadas para o evento deste ano. Nacionalmente, no ano passado, 113 cidades no Brasil apagaram cerca de 627 ícones. Em 2013, foram mais de 7.000 cidades em 153 países e territórios em todos os sete continentes participaram da Hora do Planeta que, com a adesão popular, experimentou seu maior crescimento desde 2009.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/