Sábado, 27 Abril 2024

Ibama suspende consumo de água e peixes do rio Itabapoana após acidente

caminhao_agrotoxico_apiaca_divulgacao_ibama_2 Divulgação/Ibama

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recomendou a suspensão do consumo de água e peixes atingidos pelo despejo de agrotóxicos dentro do reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pedra do Garrafão, em Apiacá, sul do Estado.

O comunicado foi feito às companhias de abastecimento de água dos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, informando que a suspensão deve permanecer até a entrega dos resultados das análises em amostras de água colhidas em diferentes pontos do rio Itabapoana.

"O prazo para envio dos resultados é estimado em 10 dias. Até a obtenção do resultado, a orientação é que não sejam consumidos água e pescado do rio na região do acidente e à jusante", informa a autarquia, em nota enviada nesta segunda-feira (8).

O órgão diz que foi comunicado sobre o acidente ambiental na terça-feira (2), um dia depois. Um caminhão que realizava transporte interestadual de produtos perigosos perdeu o controle e submergiu no Reservatório da PCH Pedra do Garrafão. "O veículo transportava herbicida em estado líquido e sólido, produto com potencial lesivo ao ambiente e à saúde pública", relata.

Ainda segundo o Ibama, uma equipe de emergências ambientais se deslocou de Vitória até o local do acidente na terça-feira. Na quarta (3), o caminhão foi retirado do rio com uso de embarcação, guindaste e barreiras de contenção para evitar a ampliação do acidente e da eventual contaminação do rio. A equipe deixou o local na quinta (4), "quando foram realizadas as últimas inspeções para assegurar que todos os materiais visíveis haviam sido retirados do rio".

Após o fim da operação, o fato foi informado à Federação de Colônias e Associações de Pescadores do ES (Fecopes), pelo superintendente Substituto do Ibama no Espírito Santo, Luciano Bazoni Junior, alertando sobre a necessidade de avisar aos pescadores para não pescarem nem consumirem o pescado da região atingida.

Em comunicado aos seus associados e à população da região, o presidente da Fecopes, Carlos Belonia, disponibilizou contatos para demanda de "qualquer necessidade relacionada à atividade pesqueira": o WhatsApp 27-99641-8495 e o email .

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/