Sexta, 17 Mai 2024

Iema apresenta plano de ação para a melhoria da qualidade do ar na Grande Vitória

 

Nesta terça-feira (7), na 10ª reunião do GTI Respira Vitória, realizada no plenário da Câmara Municipal de Vitória, o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Claudio Denícoli, apresentou um plano de ações para melhoria da qualidade do ar na Grande Vitória, que será conduzido e executado pela própria autarquia. A Vale, principal agente da poluição na Grande Vitória, mais uma vez, não compareceu à reunião e tampouco deu qualquer explicação, mostrando que não está disposta a debater o problema.
 
Sem citar nomes, o diretor-presidente do Iema alfinetou a ausência de algumas "organizações" na reunião. “Quando um órgão não vem a uma reunião, quer dizer que há algo errado”.
 
O plano de ação preparado pelo Iema consiste em uma pesquisa sobre o incômodo causado pela poeira à população, a atualização do inventário de fontes de emissão da região metropolitana, a complementação de estudos que caracterizam a poeira e a implantação de um programa de inspeção das emissões veiculares, além da revisão dos padrões dos poluentes regulamentados, objetivo do GTI.
 
 
Denícoli propôs que fosse criada uma comissão técnica e realizadas reuniões em um intervalo menor do que um mês – que é quando acontecem as reuniões do GTI – para que o trabalho do Iema possa ser acompanhado pelo grupo. Entretanto, essa decisão será tomada na próxima reunião do grupo.
 
Sobre os questionamentos acerca do relatório da Associação dos Servidores do Iema (Assiema), que denunciou ineficácia e desestímulo dos funcionários na aplicação de multas a infrações ambientais e desconhecimentos dos critérios para redução das multas às empresas poluidoras, além de casos frequentes de carência de capacitação, falta de rigor em aplicação de penalidades e assédio moral, Denícoli afirmou que não teria como se posicionar. Ele alegou que pesquisa foi realizada dois meses antes do início de sua gestão.
 
Burocrática, a nova secretária estadual de Meio Ambiente, Diane Rangel, reafirmou o compromisso do governo em resolver a questão da qualidade do ar na Grande Vitória, que já é debatida há 30 anos sem um documento que regulamente metas progressivas de melhorias. 
 
O vereador Serjão (PSB) ponderou que as presenças de representantes da prefeitura de Vitória e do governo do Estado demonstram vontade política do poder público em solucionar o problema do ar na Grande Vitória.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/