Sexta, 03 Mai 2024

Incêndio compromete 70% da vegetação do Morro da Concha

Incêndio compromete 70% da vegetação do Morro da Concha

Um incêndio comprometeu 70% da área do Morro da Concha, localizado no Parque Natural Municipal de Jacarenema, na Barra do Jucu, em Vila Velha. O fogo começou na manhã desta quarta-feira (19) e durou até o início da tarde. Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local logo após o chamado, feito por volta das 9 horas da manhã.



Segundo Nelson Abelha, da Associação do Meio Ambiente da Barra do Jucu (Amabarra), o Corpo de Bombeiros atendeu prontamente ao chamado, mas o trabalho de combate ao incêndio foi dificultado principalmente pelo forte vento, que espalhava as chamas pela vegetação rasteira, composta em maioria de capim sapê, que já estava bastante seca. A área também possui vegetação rupestre estabelecida em solo raso, além de vegetação em estágio inicial de regeneração. Em algumas áreas do Morro da Concha,  a vegetação de Macega também está presente.

Nelson considera que se o Parque de Jacarenema possuísse os equipamentos adequados, tais como abafadores e mangueiras, o combate ao fogo seria mais eficiente. Durante o trabalho, Nelson observou duas cobras-cegas e uma víbora atingidas pelas chamas.  Por conta do capim sapê ser uma planta de recuperação rápida, ele estima que em cerca de um mês a área esteja recuperada.

O Conselho de Jacarenema solicitará ao Corpo de Bombeiros que seja feita uma perícia no local para descobrir as causas do incêndio. Nelson relata que as queimadas são frequentes na região, principalmente por conta de pessoas que vão pescar e abrem caminho entre o matagal com fogo.



Além disso, materiais como latinhas e garrafas de vidro, que contribuem para o aparecimento de focos de incêndio, são constantemente descartados na região. Os conselheiros do Parque de Jacarenema consideram que o mais importante para o combate a esses incêndios é que o parque seja, de fato, implantado, já que, atualmente, existe apenas em documentos.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/