Domingo, 05 Mai 2024

Incêndio destrói 40% de unidade de conservação em Colatina

Incêndio destrói 40% de unidade de conservação em Colatina
Nesse domingo (11), um incêndio que começou por volta do meio-dia atingiu a Reserva Ecológica de Itapina, na zona rural de Colatina, no noroeste do Estado, devastando cerca de 38 de um total de 105 hectares abrangidos pela área de proteção, o equivalente a 40% da área. O fogo foi controlado somente nesta segunda-feira (12).
 
Ainda não foram feitos levantamentos conclusivos sobre as características da fauna e flora da área afetada, mas o boletim de ocorrência foi registrado nesta segunda pelo Corpo de Bombeiros, que também se comprometeu a fazer uma varredura no local ainda nesta semana.
 
Oficiais presentes no combate às chamas indicaram que a maior das suspeitas é de que o incêndio tenha sido criminoso, podendo ter começado em fazendas ao redor e avançado pela área de proteção. Como o Estado passa por um período de estiagem – no qual, aliás, a queimada é proibida –, a seca pode ter agravado a situação.
 
Também foi possível ver chamas nas lavouras de café e banana que são cultivadas nas proximidades da reserva. Com a incidência do fogo, que se alastrou pelos morros, a rodovia que dá acesso à reserva foi atingida por pedras que rolaram das encostas. Nas proximidades, também há uma estrada de ferro.


 
Jaeder Lopes, analista ambiental sênior do Instituto Terra, que desempenha um projeto de recuperação na área, relatou que, durante o domingo, foi impossível percorrer a região atingida, dadas as proporções do incêndio. Segundo ele, as chamas em alguns pontos atingiam três metros de altura. 
 
 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/