Sexta, 19 Abril 2024

Incêndio "silencioso" queimou mais de 100 hectares em Setiba

Incêndio "silencioso" queimou mais de 100 hectares em Setiba

 

No último dia 9, um grande incêndio começou a queimar a vegetação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que cerca o Parque Estadual Paulo César Vinha, no município de Guarapari. No total, foram destruídos aproximadamente 110 hectares de mata (cada hectare equivale a um campo de futebol em medidas oficiais). Desde o início do fogo, a equipe do parque, com a ajuda de pessoas de outras Unidades de Conservação do Estado, trabalhou para conter o fogo, que hoje está sob controle.
 
 
 
 
O curioso da história é que, mesmo com a grande proporção do incêndio, não ocorreu sequer a divulgação do ocorrido, tanto pelo poder público quanto pelos veículos de imprensa. Apesar do fato de que 110 campos de futebol em chamas não sejam algo que passe, digamos, despercebido (como é possível ver nas fotos), o incêndio ficou velado até o presente momento.
 
Na área, como virou de praxe em relação a espaços voltados à proteção ambiental, há diversos conflitos em relação à terra, pretendida pelo setor imobiliário, que opera grande pressão. Essa tensão, juntamente com a falta de divulgação, levanta suspeitas sobre as causas do incêndio. 
 
Segundo Flávio Guerra, técnico do parque, uma perícia vai ser solicitada aos Bombeiros para averiguar os motivos do surgimento do fogo. O período de pouca chuva, muitos ventos e altas temperaturas, segundo Guerra, podem ter provocado o incêndio, mas ainda há dúvidas sobre isso. Não está descartada a possibilidade de motivos intencionais e/ou criminosos como causas do incêndio.
 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/