Sábado, 20 Abril 2024

Lagoa Encantada, em Vila Velha, novamente de luto

Lagoa Encantada, em Vila Velha, novamente de luto
“A Lagoa Encantada está de luto mais uma vez!”, lamentam os membros do Fórum de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental do Grande Vale Encantado (Desea), na página criada para apoiar a proteção das Áreas de Preservação Permanente (APPs) da Lagoa Encantada.
 
“Desta vez, além de destruir todas as mudas que havíamos plantado para recuperar um trecho que estava começando a criar voçorocas, desmataram a vegetação, algumas árvores com cerca de três metros, que estava se recuperando de outro crime, ocorrido em 2015”, relatam os ativistas.
 
O flagrante foi feito durante um dos trabalhos de monitoria voluntária do grupo, que denuncia os crimes e devastações que a região sofre, além de divulgar suas belezas naturais e potencial ecoturístico, inclusive com caminhadas ecológicas e mutirões de reflorestamento.
 
Na devastação de 2015, citada na postagem nas redes sociais, os ambientalistas relembram que foram desmatados “cerca de 1,5 hectare ilegalmente com autorização do Idaf [Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal] e que, até hoje, ninguém foi punido ou obrigado a restaurar a área, ao contrário, ela vem sendo constantemente agredida e, o que é pior, sem nenhuma atitude dos órgãos responsáveis pelos cuidados com o meio ambiente”, protestam.
 
O Desea é uma das entidades que luta pela proteção legal da Lagoa Encantada e seus alagados. O grupo se reveza na vigília e fiscalização, combatendo incêndios e denunciando crimes ambientais que, periodicamente, ocorrem, como tentativa de descaracterização ambiental para exploração insustentável de seus atributos ecológicos. Nesse momento, o objetivo é incluir, no Plano Diretor Municipal (PDM) a proposta de criação de uma unidade de conservação na região.
 
Desde 2012, o coletivo organiza a Caminha Ecológica anual e outros eventos voltados a sensibilizar o poder público e a sociedade em geral para a necessidade urgente de conservação da biodiversidade local, por meio da criação do Parque Natural Municipal.
 
O Fórum também participa ativamente das discussões do novo Plano Diretor Municipal (PDM), reivindicando a inserção da futura unidade de conservação.
 
Observação de aves
 
A Lagoa Encantada é conhecida pelos observadores de aves, capixabas e de outros estados, por sua elevada biodiversidade. Estudos faunísticos já identificaram mais de 150 espécies, entre migratórias e residentes, que usam a região como local de repouso e alimentação. “Mais uma vez fica comprovada a importância de se preservar a região”, ressalta Wilerman da Silva Lucio, membro do Desea.
 
Recentemente, ele e sua esposa Ingridi dos Santos Barros fizeram dois registros ornitológicos importantes na Lagoa: o primeiro registro, em todo o Espírito Santo, da Viuvinha-de-óculos (Hymenops perspicillatus); e o segundo registro, no local, da Saíra-sapucaia (Tangara peruviana), espécie ameaçada de extinção, segundo critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
 
Localizada entre os bairros Vale Encantado e Rio Marinho, os alagados se conectam parcialmente com a Reserva de Jacarenema, com grande potencial de formação de um corredor ecológico. A proteção desses ecossistemas é vital para evitar os problemas de alagamentos que tanto assolam os munícipes de Vila Velha. Porém, a área também está numa região retroportuária, próxima às rodovias Lindemberg, Darly Santos e de uma terceira, em construção, a Leste-oeste.
 
A comunidade local tem trabalhado no Plano Diretor Municipal (PDM) pela criação de dois parques naturais, um envolvendo a Lagoa e seus 1.194.000 m², e outro protegendo os Alagados do Vale, ao seu redor, numa área entre cinco e seis milhões de metros quadrados.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/