Domingo, 28 Abril 2024

Luiz Durão indica gerente da Manabi para uso da tribuna popular da Assembleia

Luiz Durão indica gerente da Manabi para uso da tribuna popular da Assembleia
O deputado Luiz Durão (PDT) indicou, nessa terça-feira (11), Romeu Rodrigues, gerente-geral de pré-operação do porto da Manabi, em Linhares, norte do Estado, a fazer uso da tribuna popular da Assembleia Legislativa (Ales), no dia 10 de março, para falar sobre os investimentos da empresa na região.
 
Os ditos investimentos se contrapõem à devastação ambiental e social que será provocada no vilarejo de Degredo, próximo a Regência, com a instalação do Porto Norte Capixaba (PNC). Na verdade, o preço mais alto será pago pelas populações tradicionais de pescadores, que além de terem sua área de pesca completamente devastada, serão obrigadas a conviver com o avanço do minério na região. O superporto da Manabi poderá causar danos até mesmo à comunidade de Regência, dada a proximidade do empreendimento com o balneário. Recentemente, o mesmo deputado entregou um furgão refrigerado à Associação de Pescadores de Regência (Asper).
 
O presidente da Associação dos Pescadores da Barra do Riacho e da Barra do Sahy, Vicente Buteri, afirma que a primeira coisa que o deputado deveria ter feito, antes de ouvir a empresa, é ouvir a população. “Como o deputado chama para falar sobre investimentos, se o povo não quer o empreendimento?”, questiona. Vicente não entende por que o governo permite que a empresa acabe com o meio ambiente e prejudique uma população tradicional dessa forma.
 
Vicente compara os danos que serão causados pelo terminal à poluição e aos danos ambientais gerados pelos portos da Vale e da ArcelorMittal na Ponta de Tubarão, na Praia de Camburi, em Vitória. A prioridade do terminal logístico será o transporte do minério de ferro.
 
Além disso, os empregos que serão gerados no processo de instalação dos portos no norte do Estado não compensam os danos ambientais, como definem os pescadores. O empreendimento também não absorve esses trabalhadores depois da obra. O presidente da associação reafirma que todos os pescadores da região são contrários ao projeto.
 
Outro desastre ambiental que o superporto Manabi pode causar é com relação às tartarugas-gigantes ou tartarugas-de-couro. A área de desova, que ocupa 150 quilômetros de planície costeira, localizada entre as regiões de Regência, em Linhares, e Itaúnas, em Conceição da Barra, é a única área regular dessa espécie em todo o litoral brasileiro. A área também está ameaçada pelo porto da Nutripetro. Um trabalho de reprodução das tartarugas-gigantes, que já vem sendo realizado pelo Projeto Tamar há mais de 30 anos na região e só agora está dando resultado, poderá ser completamente inutilizado com a ocupação desordenada do litoral.
 
Esta não será a primeira vez que a Assembleia Legislativa prioriza os interesses do empresariado, em detrimento ao desejo da população. No último dia 4, os deputados estaduais entregaram um manifesto ao governador Renato Casagrande com o objetivo de garantir a construção do porto de águas profundas no município de Vila Velha. Os deputados sugeriram que fosse feito um decreto de desapropriação da área em Ponta da Fruta como reserva técnica, o que impediria a instalação de outros empreendimentos no local. O pedido foi acatado pelo governador.
 
A região onde o governo planeja a instalação do superporto possui uma rica biodiversidade, onde permanecem os remanescentes de Mata Atlântica. Os pescadores, que formam uma comunidade tradicional na região, também terão suas atividades completamente inviabilizadas devido à invasão costeira e marinha desordenada. Além disso, a iluminação constante, inclusive noturna, pode deslocar cardumes e concentrar espécies marinhas nas proximidades do terminal, onde a pesca é proibida.
 
Também são preocupações dos moradores a preservação da praia, que será inviabilizada por conta do projeto, e as alterações na maré. Em todo mês de março, o avanço do mar na praia precisa ser contido com sacos de areia e a situação pode ainda se agravar caso as correntes marítimas não sejam profundamente estudadas e aplicadas em consonância com o empreendimento.


Participaram do encontro os deputados Roberto Carlos (PT), Luzia Toledo (PMDB), Theodorico Ferraço (DEM), Janete de Sá (PMN), Nilton Baiano (PP), Hércules Silveira (PMDB), Atayde Armani (DEM), Elcio Alvares (DEM) e Aparecida Denadai (PDT), além do prefeito Rodney Miranda (DEM), que demonstrou novamente apoio à construção do projeto no balneário.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/