Domingo, 28 Abril 2024

Manifestação desta sexta terá 'Bloco Ambiental'

Manifestação desta sexta terá 'Bloco Ambiental'
Movimentos ambientalistas da Capital do Estado marcarão presença no protesto desta sexta-feira (28), que será o terceiro grande ato nacional. O "Bloco Ambiental" tem como proposta exigir providências sobre a degradação ambiental provocada pelas multinacionais presentes na Grande Vitória, sobretudo a poluição gerada pelo pó preto pela Vale e ArcelorMittal.
 
Eraylton Moreschi, do grupo SOS Espírito Santo Ambiental, informa que as principais pautas levantadas serão a abertura da CPI do Pó Preto – que inclusive é pauta geral do movimento –, o passivo ambiental da Praia de Camburi e a poluição e degradação ambientais.
 
A CPI foi arquivada após manobra da própria Vale e do governo do Estado na Assembleia Legislativa, que culminou com a retirada de assinaturas do requerimento de instalação, protocolado por Gilsinho Lopes (PR). A bancada do PT também decidiu por não apoiar a investigação, assim como os deputados da Comissão de Meio Ambiente da Casa.
 
O presidente da Comissão, deputado Gildevan Fernandes (PV), será alvo de críticas da Associação Nacional dos Amigos do Meio Ambiente (Anama), que levará uma faixa com os dizeres “Fora Gildevan”, além de outras duas, com “CPI do Pó Preto Já!” e “Não queremos audiência pública, queremos CPI” – referindo-se à exposição do deputado Cláudio Vereza (PT) na última audiência pública sobre a CPI, que disse, em nome da bancada do partido que o caminho não era a abertura da comissão, mas sim a realização das audiências públicas.
 
O SOS Ambiental também colocou na pauta das reivindicações locais a investigação, pelo Ministério Público Estadual (MPESA), de irregularidades do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema/Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama) no licenciamento de grandes empreendimentos poluidores no Estado.
 
A Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC) também integra o grupo e marcará presença no protesto. A principal reivindicação, segundo Paulo Pedrosa, presidente da AAPC, é pela transparência e atenção do governo à pauta ambiental. Para ele, que já esteve com outros membros representando a entidade nas manifestações anteriores, é fundamental que o povo continue nas ruas. “Não estamos satisfeitos com o trato que o governo tem dado ao povo. Não adianta marcar reuniões e não resolver nada. Queremos atitude”, reivindica.
 
O terceiro grande ato unificado terá concentração na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) a partir das 17h, com saída marcada para às 18h30. De lá, os manifestantes seguirão para a sede da Rede Gazeta e terminarão o protesto no prédio da Prefeitura Municipal de Vitória. Entre as pautas estaduais estão a reabertura do aquaviário, a suspensão do contrato da Rodosol e a discussão pública sobre mobilidade urbana.



Além disso, pelo próprio trajeto da manifestação, evidencia-se no evento criado no Facebook "uma especial ênfase na democratização da mídia". Essa pontualidade parece dialogar bem com os propósitos pelos quais lutam os ambientalistas. Também no Facebook, na página da SOS Espírito Santo Ambiental, consta o texto: "Vale patrocinou, A Gazeta calou!", diante da fotografia de uma página do jornal onde se comprova o patrocínio da mineradora.
 
Entre as pautas nacionais, reivindica-se 10% do PIB para saúde pública e outros 10% para educação pública, além da descriminalização de movimentos sociais.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/