Quarta, 24 Abril 2024

Ministério da Agricultura revisará legislação de aviação agrícola

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou nesta sexta-feira (18) que vai criar, até o início de fevereiro, um Grupo de Trabalho com servidores da pasta e representantes do setor para revisar a legislação vigente quanto à aviação agrícola. A proposta de alteração será apresentada dentro de um prazo de 120 dias após o início dos trabalhos.

 
Entre os assuntos que serão debatidos estão os possíveis conflitos de atribuições para exercer a fiscalização da aviação agrícola entre União e Estados, já que a legislação de agrotóxicos atribuiu a fiscalização das empresas aplicadoras aos órgãos estaduais de fiscalização de defesa agropecuária.
 
A aviação agrícola é o serviço de aplicação de agrotóxicos, bem como de outros produtos, como ureia granulada e semeadura de pastagens, e atividades de auxílio à saúde pública no combate a doenças, dentre outros serviços. A aviação agrícola é regulamentada pelo Mapa e pelo Ministério da Aeronáutica.
 
No anúncio, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, afirmou que o Ministério quer que as ações de fiscalização estejam embasadas em uma legislação “moderna e efetiva”. “O Brasil tem a segunda maior frota de aviação agrícola do mundo e, com a previsão de uma super safra de grãos, a tendência é de ampliação destas atividades”, afirmou Rocha.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/