Quarta, 01 Mai 2024

Moradores realizam nova ação pela preservação do Morro do Cruzeiro

Um abaixo-assinado contra a degradação do Morro do Cruzeiro, em Vila Velha, será entregue ao Ministério Público Estadual pelos moradores do bairro Santos Dumont.
 
Natalia Torres Riva, presidenta da associação de moradores de Brisamar, que também já protocolou uma denúncia ao MPES pelo desmatamento da região em março deste ano, relata que essa nova luta é resultado de um problema antigo que ainda não foi resolvido.
 
O Morro do Cruzeiro é uma Área de Proteção Permanente (APP) localizada entre os bairros de Jardim Colorado, Santos Dumont, Jardim Guadalajara, Brisamar e Guadapule.
 
Segundo Natalia, parte dela é uma reserva ecológica que não possui sinalização e, por conta da falta de cerco à área e vigilância local, o desmatamento e o despejo de lixo são frequentes e ameaçam a nascente que existe no local. “Mesmo com a retirada das árvores, a água continua jorrando e avançando pelo asfalto”, relatou.
 
Até mesmo antes de enviarem a denúncia ao MP, a prefeitura de Vila Velha foi contatada sobre o problema, mas não tomou a iniciativa de sinalizar o local que deve ser protegido.
 
A principal luta dos moradores de Santos Dumont, segundo Natália, é pelo recolhimento do lixo jogado no local, bem como por uma ação que não permita que a poluição ocorra novamente e pelo fim do desmatamento.
 
Em abril passado, a associação de moradores de Brisamar organizou o “Abraço da Esperança Morro do Cruzeiro”, que possuía as mesmas reivindicações desta nova ação e, além disso, requeria a criação de um parque no local, o que, para os moradores, lhes dará mais segurança; e a realização de um estudo topográfico para conhecimento das atividades que podem ou não ser realizadas na APP. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/