Sexta, 03 Mai 2024

Municípios debatem política de resíduos sólidos em conferência metropolitana

Municípios debatem política de resíduos sólidos em conferência metropolitana
A Conferência Metropolitana de Meio Ambiente, evento que reunirá as prefeituras de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Ibiraçu, João Neiva e Aracruz, para debater a questão da gestão de resíduos sólidos, será realizada neste sábado (27), na Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha.
 
O debate dos resíduos sólidos tem estado em voga desde o segundo trimestre deste ano. Na mesma época, o governo do Estado criou o Comitê Gestor de Resíduos Sólidos (Cogeres), destinado a acompanhar a implantação e o desenvolvimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos em solo capixaba.
 
Na mesma época, também, o Ministério Público Estadual criou, com a Associação dos Municípios do Estado (Amunes), Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) que documentam o compromisso dos municípios em planejar soluções para o tratamento dos resíduos sólidos e da coleta seletiva em sua área de atuação.
 
Os TCAs já foram assinados por 50 municípios de fora da Grande Vitória e apenas um deles, referente à coleta seletiva, foi assinado pelo município de São Mateus. Aracruz, mesmo sem ainda ter assinado o termo, realizou consultas populares nesta semana para a elaboração de seu plano.
 
Os municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Fundão e Viana são regidos desde 2011 por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que os comprometia a entregarem um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no ano seguinte. Segundo as prefeituras, por falta de incentivo financeiro, o documento não foi formulado.
 
Somente com esse documento os municípios poderão ter acesso à verba da União destinada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) ao manejo desse tipo de material e à limpeza urbana.
 
As prefeituras de Vitória, Vila Velha e Cariacica estão no processo de elaboração de seus respectivos documentos. A da capital está atrasada no prazo para lançamento do edital da empresa que formulará o plano, o que deveria ter acontecido em junho.
 
Já a prefeitura da Serra realizou uma audiência pública para apresentar a versão preliminar de seu plano e, segundo ela, dar continuidade ao processo participativo de formulação da lei. 
 
Entre os principais objetivos da Conferência Metropolitana de Meio Ambiente estão o diálogo entre os segmentos sociais ligados ao assunto e a disseminação de informações técnico-científicas sobre resíduos.
 
A participação é aberta ao público e o evento contará com a presença de membros da sociedade civil organizada, do poder público e do setor empresarial.
 
A próxima Conferência Regional será em São Mateus, no dia 3 de agosto. A primeira delas foi realizada em Cachoeiro de Itapemirim e a segunda em Colatina. Nas duas ocasiões, foram eleitos, respectivamente, 37 e 26 delegados que defenderão as propostas priorizadas por estas regiões na Conferência Estadual que será realizada em setembro na Grande Vitória, e antecederá a Conferência Nacional de Meio Ambiente, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em outubro, em Brasília, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil”. 

 
 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/