Sábado, 20 Abril 2024

Nova Venécia adota cacau em pó da agricultura familiar na alimentação escolar

cacau_fruto_chocolates_faccinio_divulgacao Divulgação
Divulgação

Berço de experiências relevantes da agricultura familiar e da agroecologia no norte do Estado, o município de Nova Venécia agrega agora o pioneirismo de introduzir o cacau em pó na alimentação escolar deste ano de 2023. O primeiro fornecedor já habilitado é uma agroindústria familiar do município vizinho de São Gabriel da Palha, a Chocolates Faccinio, e pelo menos mais duas famílias, em Pancas, já se preparam para somar, por meio de uma cooperativa do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

A utilização do cacau em pó capixaba foi iniciativa da economista doméstica e agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Jozyellen Nunes da Costa, que viu a necessidade de criar soluções saudáveis, saborosas e que valorizem a agricultura familiar, a partir da Resolução nº 6/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Publicada no início da pandemia, só agora em 2023 ela passou a ser obrigatória, trazendo a necessidade de adequar os cardápios escolares de todo o país para refeições mais naturais, com menos açúcar e, no caso das crianças até três anos, zero açúcar. "Essa resolução veio para mexer com o hábito alimentar da criança no ambiente escolar que é um ambiente mais fácil de trabalhar do que em casa, devido à maior dificuldade dos adultos em mudarem seus hábitos", pontua a agente do Incaper.

Durante o ano passado, ela conta que todos os setores de alimentação escolar do país passaram por um processo de capacitação do FNDE. Em Nova Venécia, os trabalhos preparativos para o uso do cacau em pó Faccinio começaram em meados do ano. "Eles já produziam barrinhas de chocolate, mas ainda não faziam de cacau em pó. Com a resolução, conversei com a nutricionista da prefeitura e ela gostou da proposta, e há seis meses começamos a conversar com os produtores. Nova Venécia está sendo pioneira. Estamos acostumados a ver cacau em pó de grandes indústrias, mas agora teremos um produzido em agroindústria familiar".

Sabor e saúde

Divulgação

Na última terça-feira (10), mais uma capacitação foi realizada, com as merendeiras, sob coordenação do Núcleo de Ideias da Prefeitura de Nova Venécia. "Fizemos várias preparações utilizando frutas que já estão indo para a merenda escolar. Vitamina de banana, mingau de abacate, bolo de cacau e mel de cacau", elenca Jozyellen. "Na agroindústria estamos fazendo três produtos: mel de cacau, manteiga de cacau e cacau em pó. Foram feitos testes de embalagens, porque o produto vai ficar nos estoques das escolas por um período".

Uma das três nutricionistas de Merenda Escolar do município, Jovanka Rolim Cardoso ressalta os benefícios da ingestão do cacau. "Nutricionalmente falando, é uma maravilha! É rico em flavonoides, substâncias antioxidantes que protegem as nossas células de radicais livres; fonte de ferro, zinco e magnésio, esses minerais participam de centenas de reações no nosso organismo e possui papel fundamental em várias delas, como: saúde óssea, circulação sanguínea, imunidade, ação antioxidante, dentre outras", descreve.

As receitas, a princípio, atenderão aos estudantes da educação infantil. "Por ser uma agroindústria pequena, ela ainda não consegue atender a todos os 7,2 mil alunos da educação básica, mas esperamos que aumente a produção", explica.

A chamada pública para contratar fornecedores dos demais ingredientes do Programa Nacional de Alimentar Escolar (Pnae) está aberta, ressalta Jovanka, e traz outras inovações importantes. "Aumentamos a chamada pública de 16 itens para 34 itens da agricultura familiar".

Outras agroindústrias também estão se adaptando, lembra Jozyellen. "Uma agroindústria de São Mateus, que fornece biscoitos para as crianças, vai substituir a margarina, que é proibida pela nova Resolução. É uma família muito empreendedora, abraçou a proposta, comprou equipamentos, fez testes. Sem o agricultor envolvido no processo, com visão empreendedorismo, a gente não consegue implementar as mudanças necessárias", comemora.

Realizando sonhos

Divulgação
Uma das proprietárias da Faccinio, agricultora familiar Adelma Grigoleto Bissoli diz que o convite do Incaper estimulou a família a ampliar a produção. "Foi um incentivo para comprar as máquinas". A produção de chocolate também é recente, começou em 2020. São produzidas barras variadas de 80g, vendidas no mercado local, em Linhares e em Santa Teresa. "Vamos inaugurar em breve uma lojinha própria aqui na propriedade", conta.

Adelma conta que o cacau tem lhe permitir realizar sonhos. "A própria fábrica de chocolate já foi um sonho. Sempre foi um objetivo produzir um produto de qualidade que fosse mesmo alimento. Agora com esse projeto com a prefeitura, da merenda escolar, só vem fortalecer o nosso sonho. É muito gratificante para a gente. Teve a oficina essa semana e tinha duas crianças, fizemos duas receitas, elas gostaram. Só foram usadas coisas da agricultura familiar, frutas ... Foi muito bem aceito, zero açúcar", comemora.

O nome da marca ela diz que surgiu entre a família. "Queríamos um chocolate que fascinasse, então colocamos Faccinio, com dois 'C', para diferenciar", sorri. O trabalho, ressalta, vai além da roça. "Não é só a produção, é a revenda, a embalagem, o marketing, o maquinário. É uma corrente que vai crescendo e dando certo, beneficiando todo mundo". 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/