Sábado, 27 Abril 2024

Projeto quer implantar saneamento ecológico em Vitória

evapotranspiracao_Comunicaccao_OTSS Comunicação/ OTSS

Um projeto social quer implantar, em área urbana, um sistema de saneamento ecológico. Além disso, pretende socializar a instalação das tecnologias de bacia de evapotranspiração (BET) e círculo de bananeiras por meio de uma oficina que será oferecida para quem contribuir na arrecadação de recursos para realizar a construção destas estruturas numa residência localizada no morro do Jaburu, em Vitória. Uma campanha de financiamento coletivo pretende arrecadar R$ 3 mil necessários para instalar as tecnologias e promover o curso.

A iniciativa visa oferecer uma alternativa para a residência de Vanessa Pires, que mora com cinco filhos numa casa de dois quartos, sem rede de esgoto instalada. A organização não-governamental Onze8, que atua realizando assistência técnica para habitações de interesse social (ATHIS), realiza diversas reformas para melhorar as condições desta e outras residências em parceria com o Ateliê de Ideias em bairros do chamado Território do Bem, que reúne nove comunidades de Vitória.

Entre os diversos problemas estruturais, o despejo de esgoto a céu aberto coloca em risco as pessoas que ali habitam. Porém, em parceria com o projeto Compostagem da Vila, a Onze8 pensou numa solução mais ecológica que a rede convencional, muito distante e custosa para instalação, valendo-se de tecnologias viáveis que são mais usadas no campo, mas podem também ser adaptadas à cidade, havendo disponibilidade suficiente de espaço para implementação.

A BET associado ao círculo de bananeiras, permite o tratamento das chamadas águas negras, dos sanitários e das águas cinzas, de pias e chuveiros, utilizando pneus, entulho e bananeiras para tratar os dejetos de forma anaeróbicas, que elimina os elementos patógenos, que podem causar doenças. As bananeiras e também taiobas ajudam a absorver os nutrientes dos resíduos e evaporam os líquidos por suas folhas. E ainda geram alimentos que podem ser consumidos pelas famílias.

"O sistema BET é amplamente utilizado em ecovilas e locais em que se praticam tecnologias sustentáveis. No entanto, exige um custo para aquisição de blocos de concreto, vergalhões, cimento, areia e brita, para o transporte de entulho e pneus, e para a mão de obra na escavação e execução. Além disso, a realização da oficina, que foca em atrair os moradores da comunidade, exigirá custos com lanches, divulgação e transporte", informa o grupo responsável.

Exemplo de bacia de evapotranspiração junto à residência para tratamento de dejetos. Foto: Comunicação/ OTSS

A proposta é de que quem contribua com uma quantia de R$ 50 ou mais ganhe a inscrição no curso prático ministrado por Gabriel Jardim de Rian Soares, realizado durante a construção e implementação das tecnologias na residência. A previsão do curso é para ocorrer no dia 20 de dezembro. Arquiteto e urbanista, Gabriel explica que, se usado de forma adequada, o sistema de BET tem maior durabilidade que as fossas sépticas, que são menos ecológicas para o meio ambiente e mais perigosas para a saúde humana.

Ele acredita que o primeiro projeto pode servir de modelo e inspiração para novas iniciativas e ressalta a importância de pensar de trazer tecnologias ligadas à permacultura para as periferias, com objetivo de oferecer alternativas que sejam ao mesmo tempo ecológicas e acessíveis.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários: 1

JANUZA MARIA RUPF MONTEIRO em Quarta, 25 Novembro 2020 09:05

Parabenizo o Gabriel Jardim pela iniciativa e também o jornalista Vitor Taveira pela reportagem. Sugiro que a chamada para doação seja enfocada com mais detalhes. Tive um pouco de dificuldade para doar,mas consegui.

Parabenizo o Gabriel Jardim pela iniciativa e também o jornalista Vitor Taveira pela reportagem. Sugiro que a chamada para doação seja enfocada com mais detalhes. Tive um pouco de dificuldade para doar,mas consegui.
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/