Sexta, 26 Abril 2024

Quilombolas terão primeiro Centro de Referência e Assistência Social

Os quilombolas que vivem em território capixaba terão pela primeira vez o acesso a um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). O equipamento foi construído em Conceição da Barra, região norte, onde se concentra o maior número de famílias remanescentes de quilombos no Estado. 

 
Segundo o governo do Estado, a medida visa a inclusão social dos povos e comunidades tradicionais. O subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Perly Cipriano,  afirmou que a iniciativa irá servir como uma porta de entrada da população. 
 
“Essa comunidade é muito excluída. O CRAS irá servir para demandas que vão desde a emissão de documentação à capacitação profissional. Serviremos de porta de entrada para o direito de muitas pessoas e tomaremos conhecimento das demandas já existentes e muitas que ainda nem conhecemos”, disse ele. .
 
Segundo Perly Cipriano, o CRAS estabelecerá uma relação com o dia a dia da comunidade e pretende avançar seus serviços sob todas as comunidades quilombolas da região.
 
Serão atendidas demandas relativas ao treinamento profissional, alimentação, saúde, produção agrícola, documentação, escolaridade, terceira idade, entre outros. 
 
No Espírito Santo as comunidades quilombolas se concentram na região do Sapê do Norte que abrange os municípios de Conceição da Barra e São Mateus no norte do Estado. 
 
Também há comunidades quilombolas nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), onde existe a comunidade de Monte Alegre; Ibiraçu (norte) onde está localizada a comunidade de São Pedro e em Santa Leopoldina, na região serrana, que abriga a comunidade Retiro - região em que o processo de regularização de territórios quilombolas está mais adiantado no Espírito Santo, segundo o Incra. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/