Sábado, 27 Abril 2024

Reintegração de posse ameaça sem-terras em fazenda do Grupo Simão em Montanha

Um mandado de reintegração de posse da fazenda Floresta Reserva, do Grupo Simão, em Montanha, no extremo norte do Estado, ameaça 130 famílias do acampamento Sirlândia, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) , ue ocupam o local desde o último dia 14. 
 
Os acampados informam que o mandado foi expedido nessa terça-feira (22) e venceu nessa quinta-feira (24). Em seu texto, além de estabelecer uma multa de R$ 2 mil por dia em caso de descumprimento, é assegurado o uso de força policial para a expulsão dos ocupantes inclusive aos fins de semana, feriados e fora do “horário convencional”.
 
As últimas informações obtidas são de que um oficial de justiça compareceu à área para verificar se as famílias haviam deixado as terras, o que não aconteceu. Segundo a coordenação estadual do MST, as famílias não desocuparão o local.
 
No ano passado, as famílias haviam ocupado o local entre os meses de agosto e outubro e saído pacificamente após acordos firmados com o governo do Estado, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Mas, segundo a coordenação do MST, nenhum deles foi cumprido.
 
O governo havia prometido entregar cestas básicas às famílias acampadas; o Incra vistorias em oito fazendas improdutivas na região de Montanha, igualmente pertencentes ao Grupo Simão, das quais apenas duas foram vistoriadas; e o Idaf prometeu que contaria e documentaria as cabeças de gado do Grupo Simão, o que, segundo a coordenação estadual do movimento, só foi feito em partes e com documentos adulterados, com dados que não condizem com a realidade. Por isso, o MST exige que os registros sejam conferidos.
 
Ainda segundo o movimento, a Subsecretária de Movimentos Sociais da Casa Civil do Governo do Estado, Leonor Araújo, propôs uma reunião com o movimento para a próxima terça-feira (29). O encontro, no entanto, não está sendo encarada pelos acampados como uma oportunidade para uma solução real para o caso.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/