Quinta, 28 Março 2024

Reunião com MPES definirá ações efetivas para as Dunas de Itaúnas

Reunião com MPES definirá ações efetivas para as Dunas de Itaúnas
As propostas apresentadas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para solucionar o problema das areias das Dunas de Itaúnas que invadem a estrada de acesso ao povoado foram bem recebidas pelos moradores da vila de pescadores, localizada em Conceição da Barra, norte do Estado. Como detalha Gustavo Rosa, gerente do Parque Estadual de Itaúnas, o órgão depende agora de uma reunião que será feita com o Ministério Público Estadual (MPES) para definir e alinhar os projetos que deverão ser executados. A reunião ainda não tem data definida, mas a previsão é de que esta aconteça em até um mês.
 
Na audiência pública sobre a retirada de areia das dunas, que aconteceu nessa segunda-feira (13), foram apresentadas pelo Iema as opções de um novo traçado para a rodovia, do aprimoramento de estudos sobre a movimentação das areias e da realização de plantios de vegetação de restinga ao redor das dunas, ação que já está sendo realizada e tende a ter continuidade. Os moradores confirmam que todas as propostas foram aceitas pela comunidade, que contou com mais de 60 representantes na audiência.
 
A principal aposta da comunidade é no novo traçado da estrada. Hoje, esta passa em uma área entre as dunas e um pequeno pântano, que separa a nova vila de Itaúnas do areal. Devido ao forte vento noroeste que sopra na área, a tendência da areia é invadir a estrada, cobrir o pântano e avançar sobre a vila. Os moradores convivem com o medo de sofrerem a mesma tragédia que acometeu a antiga Vila de Itaúnas, que foi aterrada naturalmente pelas areias que avançaram sobre as casas após ter sido desmatada a pequena floresta que existia próxima à praia.
 
Para que o projeto do novo traçado da estrada seja efetivado, o gestor do parque afirma que é necessário, ainda, que fique pronto um levantamento realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) sobre a obra. Também são necessárias autorizações e licenças ambientais para o desenvolvimento do projeto e implantação da obra. De acordo com a comunidade, o novo traçado da estrada poderia durar 28 anos sem sofrer interferências do areal.
 
A polêmica das areias das Dunas de Itaúnas começou quando moradores denunciaram a retirada de cerca de 400 caçambas das areias das dunas pela Prefeitura de Conceição da Barra no mês de setembro, quando afirmaram que o sítio arqueológico do local foi afetado e exposto devido à grande quantidade de areia retirada. Em março deste ano, moradores já haviam denunciado outra extração irregular da areia para as obras de pavimentação da rodovia ES 010, no trecho que liga o distrito de Itaúnas à sede de Conceição da Barra. A empreiteira Constral era a responsável pela obra e, de acordo com os moradores, essa extração também abriu crateras entre as dunas.
 
A versão foi contraposta pelo Iema e pelos gestores do parque, que afirmam que somente foi retirada areia suficiente para desobstruir a estrada. Mas os moradores reiteraram as denúncias, confirmando as retiradas abusivas.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/