Sábado, 27 Abril 2024

Solução para erosão marítima é apresentada por capixabas em torneio regional

Solução para erosão marítima é apresentada por capixabas em torneio regional
Uma instalação robótica destinada a conter a erosão marítima foi desenvolvida por alunos do ensino fundamental do Colégio Sesi de Vitória e será apresentada no Torneio Regional Sudeste de Robótica, em Betim, Minas Gerais, na próxima sexta-feira (22) e sábado (23).
  
O projeto, chamado de “Muro de Contenção Motorizado”, consiste em uma instalação de metal entre a faixa de areia e o calçadão da praia, que se eleva ou abaixa de acordo com o nível da maré, medido com a ajuda de um sensor. Com esse projeto, os alunos já foram vencedores do 1º lugar no Torneio Sesi Robótica durante a 5ª Mostra Inova Findes, realizada dentro da 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, o que garantiu a classificação para o torneio regional. 
 
O professor Thiago Ferreira, que é um dos coordenadores do projeto, fez uma visita com os alunos que desenvolveram o projeto ao município de Marataízes, no litoral sul do Estado. Lá, eles encontraram uma contensão artesanal, com pedras e areias, que é apenas temporária e pode ser destruída pela força da maré. Eles também constataram que há famílias carentes vivendo nas áreas que podem ser atingidas pela força do mar, que já destruiu casas no local. Dessa forma, a intenção dos estudantes de aplicar o projeto no local foi registrada na prefeitura, que demonstrou interesse.



O projeto poderia também ser implantado em Jacaraípe e em Conceição da Barra, locais que também sofrem com a constante ação das marés.
 
O professor ainda disse que não existe nada parecido com esse projeto no mundo, o que o torna inovador. Segundo Thiago, o objetivo da equipe é participar da etapa nacional do torneio, em fevereiro de 2014, podendo assim chegar à competição mundial.



A equipe, intitulada Team Blizzard (“time nevasca”) é formada pelos alunos Kaio dos Santos Pimentel, Édric Sobrinho dos Santos, Arthur Ramos Nogueira, Lucas Seixas de Jesus Fernandes e Igor Pereira Torrezani e também é coordenada pela professora de Informática do Sesi de Maruípe, Fernanda Alves.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/