Sexta, 26 Abril 2024

Tamar registra recorde de tartarugas gigantes em desova no norte do ES

Tamar registra recorde de tartarugas gigantes em desova no norte do ES

O Projeto Tamar registrou, nesta temporada (2012/2013), uma presença recorde de tartarugas marinhas gigantes fêmeas (Dermochelys coriacea) desovando nas praias de Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga, todas em Linhares, norte do Estado. Na atual temporada, foram marcadas 27 fêmeas da espécie gigante, 11 a mais do que na última temporada (2011/2012).

 
As informações são da base do Tamar na Reserva Biológica de Comboios, que é considerada a única área regular em todo o País de desova desta espécie de tartarugas.
 
O oceanógrafo do Tamar na base de Comboios Henrique Filgueiras afirma que já há indícios de que os primeiros filhotes desta espécie, que foram protegidos nas temporadas anteriores, já estão voltando para desovar. “As fêmeas recém-encontradas são novas e não tinham sido marcadas. Esse número é o recorde dos recordes e estamos falando de uma espécie que está ameaçada de extinção”, afirma Filgueiras.
 
O Tamar monitora ninhos depositados nas praias de Regência e Povoação desde 1982. Segundo os registros do projeto, há 30 anos foram marcadas 15 fêmeas de tartaruga, sendo uma da espécie gigante e o restante da cabeçuda.
 
Os meses de janeiro e fevereiro são marcados pelas aberturas dos ninhos das tartarugas, período em que há nascimentos quase diariamente. “Entre os meses de outubro e dezembro, acontecem as desovas, e nosso trabalho é monitorar e marcar as fêmeas e os ninhos. Em janeiro e fevereiro, é o pico de nascimento das tartarugas, e nós as monitoramos e as protegemos”, explica Filgueiras. 
 
Em Regência, por exemplo, quando há algum ninho para ser aberto, o Projeto Tamar permite à comunidade acompanhar de perto o trabalho de sua equipe. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/