Domingo, 28 Abril 2024

Ufes publica edital para curso de licenciatura em Educação no Campo

Ufes publica edital para curso de licenciatura em Educação no Campo
Criado após reivindicação da Via Campesina e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o curso de licenciatura em Educação no Campo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) teve seu edital aberto nesse sábado (8), disponibilizando 120 vagas para os campi de Vitória e São Mateus, no norte do Estado.
 
A coordenação estadual do MPA coordena o processo seletivo do campus de São Mateus, realizando um levantamento dos participantes, que podem ou não já ter trabalhado com educação no campo. As 120 vagas disponíveis para cada campi, consideradas suficientes pelo MPA, estão igualmente divididas entre as habilitações de Linguagem e de Ciências Humanas e Sociais. 
 
O edital ficará aberto até o dia 23 de fevereiro, e quem quiser participar da seleção para a unidade do norte do Estado deve procurar a coordenação do MPA para efetuar sua inscrição. A seleção simplificada acontecerá, para ambos os campi, no dia 23 de março, e consistirá em uma prova objetiva, com questões de matemática, língua portuguesa, literatura, história e geografia; e também uma redação. Em Vitória, o processo seletivo não conta com a participação dos movimentos sociais do campo, mas segue o mesmo calendário.
 
De acordo com o MPA, a intenção é que o curso agregue conhecimento às pessoas que já trabalham na área. Por isso, 48 (80%) das 60 vagas para cada habilitação são destinadas a professores em exercício nas escolas campesinas da rede pública, a professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo e a professores ou outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.
 
As demais 12 vagas (20%) serão destinadas ao público jovem e adulto residente em comunidades do campo. Em Vitória, o curso será noturno e, em São Mateus, será ministrado em alternância, de acordo com a disponibilidade dos alunos.
 
A abertura do processo seletivo do curso de Educação no Campo é uma conquista importante para o MPA, que considera necessária a capacitação daqueles que vivem e trabalham no campo. A entidade acredita que esse curso capacitará os professores para lidar e respeitar as particularidades do modo de vida campesino e da realidade desse território, trabalhando para valorizar alicerces da agricultura familiar e aprimorar os projetos que já são desenvolvidos nas escolas campesinas.
 
O processo seletivo simplificado segue as mesmas diretrizes do vestibular normal, com reserva de vagas e opção de isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 60. Os interessados podem conferir o edital de inscrições no site da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV).

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/