Sexta, 19 Abril 2024

Vazamento de óleo causa incômodo a banhistas da Praia de Camburi

O vazamento de óleo de uma embarcação que realizava serviços para a ArcelorMittal, em Vitória, também trouxe consequenciais para banhistas que frequentaram a Praia de Camburi na última quarta-feira (21). Pouco tempo depois do ocorrido, algumas pessoas já sentiam na pele – literalmente – o que significa um derramamento de óleo no mar.

 
O morador de Jardim da Penha, Fábio Machado, que estava na praia com alguns amigos no dia, relata que duas das pessoas que entraram no mar em Camburi apresentaram problemas. Um deles saiu da água com uma mancha de cor amarelada sobre a pele, um líquido com aspecto grudento e aderente. 
 
Outro banhista foi surpreendido por uma espécie de alergia, com bolhas espalhadas por todo o corpo e muita coceira. Este último ainda sentia sequelas no sábado (24) e só melhorou da “doença” quando tomou remédios anti-histamínicos, direcionados para manifestações alérgicas.
 
“Nós nadamos há muitos anos na Praia de Camburi e nunca tinha acontecido nada”, conta Machado. Para ele, o fato não pode ser considerado uma coincidência.
 
Segundo a Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC), mesmo com as reclamações, a ArcelorMittal ainda não se pronunciou publicamente sobre desastre ambiental, apesar de fazer grandes campanhas publicitárias com ênfase à responsabilidade social. “Para eles, o assunto já morreu. Isso é uma vergonha”, afirma um representante da entidade. A AAPC conta, também, que recebeu diversos e-mails relatando o episódio. 
 
Segundo a entidade, outro fato grave é que não houve nenhum tipo de aviso aos moradores e banhistas sobre o vazamento, assim como para os órgãos de meio ambiente. “É um total desrespeito”, afirma.
 
A Capitania dos Portos abriu inquérito para investigar o vazamento. O prazo de conclusão é de 90 dias. Além disso, a empresa da embarcação deve apresentar um relatório comprobatório sobre as causas do acidente.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/