Sexta, 19 Abril 2024

Vitória recebe exposição itinerante do SOS Mata Atlântica a partir de sexta-feira

Vitória recebe exposição itinerante do SOS Mata Atlântica a partir de sexta-feira

A partir da próxima sexta-feira (25), Vitória vai receber o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do Cidadão Atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica, no Parque Municipal Ilha do Papagaio, próximo à Praça do Papa, na Enseada do Suá. A exposição, que abre das 10h às 18h, fica na cidade até o dia 8 de fevereiro.

 
O projeto, que percorre desde 2009 diversas cidades do País onde o bioma está presente, consiste em um caminhão adaptado pela ONG em que a equipe do projeto, formada por biólogos e educadores ambientais, promove atividades gratuitas visando à educação e conscientização ambiental. Entre as atividades que a ONG realiza, estão jogos educativos, palestras, cursos, análise de águas e oficinas. 
 
Segundo a SOS Mata Atlântica, escolas e grupos interessados podem fazer visitas monitoradas. Dúvidas sobre as atividades podem ser sanadas pelos e-mails e .
 
O projeto conta com o apoio local da Prefeitura de Vitória, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Associação de Amigos do Parque da Fonte Grande (AAPFG), o Projeto Tamar, ICMBio e Projeto Ambiental para uma Sociedade Sustentável (PASSUS), além de empresas do setor privado.
 
O Espírito Santo é estratégico na conservação da Mata Atlântica. Da área original do bioma, apenas 11% está conservada – e essa pouca quantidade ainda sofre com constante pressão do crescimento imobiliário e do desmatamento.
 
Segundo dados da própria SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Espírito Santo está entre os cinco Estados que mais desmataram o bioma no Brasil, junto com Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O município de Linhares, na região Norte, é o maior responsável pela representação capixaba no ranking.
 
O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio de 2012, apontou o município, onde está a maior área contínua de Mata Atlântica, como o oitavo mais desmatado do País, no período de maio de 2010 a maior de 2011. Só em Linhares foram destruídos 320 dos 364 hectares desmatados em todo o Estado. Isso significa que o município, sozinho, responde por 63% do desmatamento das florestas de Mata Atlântica no Estado.
 
Segundo a SOS Mata Atlântica, nos estados líderes em desmatamento, o plantio de eucalipto e a produção de carvão foram considerados os grandes vilões.
 
No Espírito Santo, a expansão dos eucaliptais da Fibria (ex-Aracruz Celulose), no norte do Estado, aponta como uma das principais “contribuintes” para o desmatamento. Muitas áreas em Linhares foram destinadas à expansão industrial nos últimos anos; outras 20 áreas rurais foram doadas pelo governo para implantação do Polo de Gás Químico da Petrobras na região.
 
Para os ambientalistas, a indicação de Linhares como o município que mais desmatou no Estado é o retrato da forte pressão industrial e do agronegócio sofrida na região.
 
No Espírito Santo, onde havia originalmente 4.616.841 hectares, restam atualmente 512.590 hectares, segundo o INPE. Já em Minas Gerais, onde a Mata Atlântica já cobriu 46% do território total do Estado (27.235.854 ha de um total de 58.697.565 ha), hoje restam apenas 3.087.045 hectares do bioma original.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/