Sexta, 26 Abril 2024

As rosas não mentem

Rosas combinam bem com o Valentine's Day, o dia dos namorados comemorado em fevereiro. Igual ao nosso, mas nem tanto: o Valentine celebra amor e amizade, sendo portanto mais festivo. As crianças chegam da escola carregadas de sacolinhas de balas e chocolates, cartões coloridos com mensagens afetuosas enfeitados com corações. E muitos presentes, embora singelos. Os adultos preferem flores, e em todas as esquinas tem alguém oferecendo belos buquês - rosas sempre as preferidas.


*


Anos atrás, recém-chegada na boa terra do Tio Disney, resolvi investir nessa demanda e comprei 100 rosas no atacado - único capital disponível - com folhas e espinhos custam muito menos. O trabalho de tirar os espinhos afiados e a folhagem não compensou o lucro obtido, mas não fiquei no prejuízo: vendi todas no local de trabalho, onde as pessoas compraram para dar apoio moral, acho. Mesmo quem não tinha namorado/a, ficante ou algo do gênero. Os vendedores plantados em todas as esquinas e entradas das highways cobram caro.


*


Não satisfeitos com um dia apenas para tanto amor, agora inventaram uma semana inteira em contagem regressiva para melhor registrar os doces embalos do amor. Sétimo, o Dia da Rosa: enviar uma rosa, seja a flor ou um cartão com a imagem da mesma. Vale desenhar também. Sexto, o Dia do Chocolate: não mande meio-amargo se ela gosta ao-leite, não mande com amêndoas se ele é alérgico. Quinto, o Dia da Promessa: seja qual for o estágio do relacionamento, a promessa tem que ser romântica. É preciso ter cuidado para não prometer não fazer promessas para mais ninguém. Ela pode desconfiar.


*


Quarto, o Dia do abraço: um tanto estranho, uma vez que namorados vivem sempre aos amassos. Precisa de um dia extra? Terceiro, o Dia do beijo: idem, idem, tudo que foi dito acima, mas em dobro. Qual a novidade? Segundo, o Dia da mensagem de texto: Capricha na doçura, nesse departamento muito nunca é demais, redundâncias são permitidas. Dia um é o último dia: chegamos ao 14 de fevereiro, quando todas as opções acima devem ser repetidas, ao som de música suave e fogos de artifício, mesmo que virtuais. Tudo de bom e lindo.


*


E mais o imprescindível jantar a dois, mas haja amor: os restaurantes fazem promoções e preços especiais para os casais românticos, e ficam superlotados. Mas tradição é tradição: não precisa ser no mais caro cinco estrelas. O McDonald ou a pizza de todo fim de semana também contam, que o dia do amor não foi criado para esvaziar sua conta bancária. O importante é que seja a dois.


*


Tem gente que arranja namorado/a só para ter com quem festejar. Tem gente que não sai de casa para que ninguém perceba que não tem com quem festejar. Embora cada casal geralmente tenha sua música especial, a canção que caracteriza o dia é My funny Valentine - Meu divertido dia dos namorados. Lançada em abril de 1937, a música já foi incluída em 1300 álbuns, de mais de 600 cantores. Também já foi cantada em muitos filmes. Enquanto houver amor, será ouvida. 

Veja mais notícias sobre Posts.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/