Quinta, 02 Mai 2024

Morre o jornalista e ambientalista caparaoense Constantino Korovaeff

constantino_kouzmin_korovaeff_facebook Facebook
Facebook

Morreu nesta sexta-feira (11) aos 78 anos, o jornalista e ambientalista Constantino Kouzmin-Korovaeff, um dos fundadores da ONG Associação Pró-Melhoramento Ambiental da Região do Caparaó (AMAR Caparaó) e uma das personalistas mais queridas e representativas do amor à natureza e ao que há de melhor no ser humano em todo o Caparaó Capixaba. 

Nascido em São Paulo em 1944, Constanti, como era carinhosamente conhecido, atuou como jornalista, editor, tradutor (era fluente em seis idiomas), diretor de arte e designer gráfico em São Paulo e Rio de Janeiro, tendo construído sólida carreira na área na Abril Cultural e no grupo Editorial Record. 

A chegada ao Espírito Santo se deu em 1991, quando se aposentou e pode se dedicar a projetos variados de educação ambiental, tendo então fundado a AMAR Caparaó, em 1993, junto a amigos da região e de várias outras partes do Brasil e do exterior, e, pouco depois, a Semente Editorial, em 1999. 

A partir da AMAR, pode desenvolver projetos emblemáticos, ao lado da companheira, a escritora e revisora Mirian Cavalcanti, e de inúmeros educadores, muitos deles de forma voluntária, motivados pelo grande amor emanado dos mestres Mirian e Constanti. Fizeram história iniciativas como a Brinquedoteca – ainda ativa, após mais de vinte anos de atuação – e suas diversas atividades com as crianças de Patrimônio da Penha e arredores, bem como o EcoBike, que durante mais de 15 anos reuniu jovens de todos os cantos do Espírito Santo e estados vizinhos para uma volta completa no entorno do Parque Nacional do Caparaó. 

Também por meio da AMAR, Constanti liderou a elaboração do projeto da Estrada Parque Modelo do Caparaó, que ainda aquece o coração de muitos dos "ecossauros" da região e aguarda um momento de elevação da consciência de gestores públicos para que se seja de fato implementada, com seus espaços seguros e acolhedores para pedestres, ciclistas, carroças e charretes, com seus pomares e pontos de contemplação. A Estrada Parque de Itu é uma referência bem-sucedida no Brasil. 

A Semente Editorial, inicialmente criada de maneira informal, para apoiar a publicação de livros de autores da região, foi profissionalizada e se expandiu, contando hoje com escritórios também no Rio e em São Paulo e com a missão de atuar na "edição e publicação de livros que venham a contribuir para a alegria, bem-estar e crescimento de todos os seres", mantendo, portanto, sua essência original. 

Em sua página no facebook, Constanti atribuiu a si as funções de "Realizador de Sonhos", "Guardião do Caparaó" e "Incentivador do empoderamento das Lideranças Femininas". E não há quem possa duvidar desses ofícios, pois foram muito bem desenvolvidos ao longo das três décadas em que dedicou a compartilhar amor, alegria e consciência ambiental elevada a todos com quem pode conviver. 

Seus brilhantes olhos azuis, serenos e amorosos, e as histórias, tantas, tão inspiradoras, contadas pausadamente, entre uma e outra baforada em seu cachimbo, ficarão na memória de seus infinitos amigos e admiradores.

Constantino com a companheira Mirian Cavalcanti e as cadelas de estimação em sua casa no Caparaó. Foto: Facebook

O corpo do Mestre Constanti foi velado no Polo Ambiental do Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Caparaó Capixaba (Consórcio Caparaó), em Patrimônio da Penha, neste sábado (12) e seguiu para o Rio de Janeiro neste domingo (13), para cremação, como era seu desejo em vida. 

"Amo vocês. Que Deus ilumine tudo que vocês fazem sempre, sempre, sempre". Foi como Constanti agradeceu a música composta pelo amigo Flavinho do Caparaó, em homenagem ao seu último aniversário, dia 25 de outubro, passado já em internação hospitalar. Segue um trecho da canção:

Constantino ...

Uma nova floresta vem surgindo

Constantino ...

A sua floresta está florindo

Lua cheia, "fogo do conselho" e do cachimbo

Aquela terra que você comprou

Aquela arvore que você não cortou

Aquela mata que você preservou está verde, está vivo!

Constantino ...

Chegam os bichos

E é tão natural pois a mata é seu quintal

Constantino ...

Ambientalista, escritor

De muitos livros ele é exímio tradutor

Aquela "pala" que você falou

Aquele sonho que você sonhou

Está verde, está vivo!

Constantino!!!!

Veja mais notícias sobre Obituário.

 

Comentários: 1

Flávio em Segunda, 14 Novembro 2022 17:33

Meu querido mestre,apoiador dos meus sonhos ,das minhas artes junto com sua digníssima esposa Miriam. Na reportagem ,ao lado da foto do casal, está uma réplica da Brinquedoteca, que tive a honra de fazer.

Meu querido mestre,apoiador dos meus sonhos ,das minhas artes junto com sua digníssima esposa Miriam. Na reportagem ,ao lado da foto do casal, está uma réplica da Brinquedoteca, que tive a honra de fazer.
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/