Quarta, 08 Mai 2024

A menos de três semanas das eleições, corrida às prefeituras começa a se definir

A menos de três semanas das eleições, o quadro de estrelinhas vai se definindo. Na atualização desta segunda-feira (17), 23 candidatos a prefeito aparecem com quatro estrelas. A cotação, segundo os critérios de Século Diário, alça o candidato à condição de franco favorito.



Em Fundão, por exemplo, a candidata Maria Dulce (PMDB) agora tem quatro estrelinhas. Outra que ganhou a quarta estrela foi a candidata Vera Costa (PDT), que disputa a prefeitura de Guaçui. A pedetista é perseguida de perto por Zé Luiz Carversan (PMDB), que subiu para três estrelas. O peemedebista foi beneficiado pela saída de Luiz Moulin (PSDB), que teve o registro indeferido e foi obrigado a abandonar a disputa. Parte dos seus votos, ao que tudo indica, está migrando para Caversan.



Na região serrana, Carlinho Borboleta (PP) saltou de três para quatro estrelas e agora se isola na liderança. Logo atrás aparece Fabinho Trarbach (PSB), que tem três estrelas. Apesar da vantagem de Borboleta, a disputa segue indefinida em Domingos Martins.



Outra que abriu vantagem para o segundo colocado foi Flávia Cysne (PSB), que disputa a prefeitura de Mimoso do Sul. Na cola da socialista está Angelo Guarçoni Júnior, o Giló (PMDB), que segue firme com três estrelas.



Nas mãos da Justiça



Nesta reta final o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) tem intensificado os julgamentos dos registros de candidaturas com pendências na Justiça. Essa situação tem alterado o cenário em diversos municípios.



A equipe de Século Diário considera que os candidatos que tiveram o registro indeferido por decisão colegiada do TRE-ES, terão poucas chances de reverter a decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considerando o volume de processos de todo o Brasil (mais de 100 mil) que subiram para o TSE e o tempo exíguo, dificilmente a corte superior reformará as decisões dos TREs, salvo em caso especiais.



Isso tiraria vários candidatos da disputa. É o caso do prefeito de Conceição da Barra Jorge Donati, que tenta a reeleição. O tucano teve seu registro indeferido pelo TRE-ES na semana passada. A defesa de Donati entrou nesta segunda-feira (17) com embargo de declaração na Justiça com a esperança de manter a candidatura do prefeito sem precisar recorrer ao TSE.



Em função da pendência judicial, Donati aparece sem cotação. Essa mudança no cenário barrense, que já dava como certa a vitória de Donati, favorece o candidato do PSB Manoel Pé de Boi, que volta a ter chances de se eleger. Sem Donati no páreo, o ex-prefeito segue isolado na liderança.



Outro município que pode ter a disputa definida em função de pendências judiciais é Pancas. Na cidade vizinha a Colatina, Luiz Schumacher (DEM) teve o registro indeferido pelo TRE-ES e aguarda julgamento do recurso. A situação de Walace (PSD) é mais complicada, pois o candidato foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Quem acabou se dando bem, pelo menos por enquanto, foi Claudio Eggert (PSB), que se isolou na liderança com quatro estrelas.



É importante ressaltar que caso os candidatos com pendências judiciais consigam reverter a decisão da Justiça Eleitoral nos próximos dias, eles voltam a ter chances reais disputar e inclusive vencer a disputa. É o caso, por exemplo, de Donati em Conceição da Barra e Edson Magalhães (PPS) em Guarapari. Ambos são favoritos, mas ainda não sabem se poderão concorrer.



Acesse agora o quadro de estrelinhas para conferir as alterações desta segunda (17). Lembramos que a próxima atualização (vereadores) acontece nesta quarta-feira (19).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/