Segunda, 29 Abril 2024

Acompanhe a cobertura passo a passo da votação e dos protestos

Acompanhe a cobertura passo a passo da votação e dos protestos
17h51 - Manifestantes que estavam em frente à Assembleia são reprimidos em direção à Curva da Jurema, com o uso de bombas de efeito e balas de borracha. Com a ação, os policiais isolaram todo o prédio da Assembleia Legislativa.  



17h00 - Confira a lista dos deputados que votaram contra o projeto que propunha o fim da cobrança do pedágio na Terceira Ponte:
 
- Cacau Lorenzoni (PP)
- Da Vitória (PDT) 
- Dari Pagung (PRP)
- Elcio Alvares (DEM) 
- Freitas (PSB) 
- Gildevan Fernandes (PV)
- Glauber Coelho (PR) 
- Jamir Malini (PTN) 
- Janete de Sá (PMN) 
- José Carlos Elias (PTB) 
- Luiz Durão (PDT) 
- Luzia Toledo (PMDB) 
- Marcelo Santos (PMDB)
- Paulo Roberto (PMDB) 
- Sandro Locutor (PV) 
- Sérgio Borges (PMDB) 
 
Dois deputados não compareceram à votação por motivos de saúde: Aparecida Denadai (PDT) e Atayde Armani (DEM). O presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), se absteve.
 
16h45 - Placar eletrônico identifica quem foi o "traidor" do grupo. A deputado Janete de Sá, que chegou a se reunir com os manifestantes que ocuparam a Assembleia, voltou atrás e votou com Gildevan, para surpresa dos colegas.
 
16h36 - Em votação nominal, o placar eletrônico registra 16 votos a favor do parecer do deputado Gildevan Fernandes (PV), que julgou inconstitucional o projeto que defende o fim do pedágio. Onze deputados votaram contra o parecer de Gildevan; o presidente Theodorico Ferraço se absteve; dois deputados estavam ausentes. Um deputado que estava apoiando o projeto de Euclério mudou o voto de última hora e passou para o lado do governo.
 
16h30 - A polícia continua usando a violência no lado de fora. Há relatos de manifestantes que foram perseguidos da Assembleia até a Curva da Jurema. Dentro da Assembleia o parecer da Comissão de Justiça (CJ), contrária ao projeto, entra em votação. 
 
16h10 - O deputado Cláudio Vereza faz um apelo na Assembleia. Ele diz que a polícia está agindo com violência na frente da Assembleia. Como denunciou o petista, o BME avançou sobre os manifestantes. Acuados, as pessoas correram para o Shopping Vitória para se refugiar. Os seguranças do Shopping fecharam as portas e recorreram à violência para impedir a entrada dos manifestantes. O BME continuava disparando balas de borracha contra os ativistas.
 
16h07 - Enquanto Euclério discursa e regsitra o baixo número de pessoas no plenário da Assembleia. No lado de fora, a tensão aumenta. Uma manifestante é atingida por uma bomba na perna e é socorrida pelo Samu. 
 
16h05 - Euclério rebate o parecer de Gildevan e reforça a constitucionalidade do projeto. Otimista, aposta que o projeto será aprovado. "Será uma vitória do povo".
 
16h00 - O deputado Gildevan Fernandes (PV) começa a apresentar seu parecer e é vaiado pelos manifestantes que ocupam as galerias. O deputado, como previsto, alega que o projeto de Euclério é inconstitucional. Ele conclui seu parecer votando pela insconstitucionalidade do projeto que propõe o fim da cobrança do pedágio na Terceira Ponte.
 
15h57 - Confrontos na frente da Assembleia se tornam mais violentos
 
15h53 - Euclério reitera o pedido para a liberação dos manifestantes.
 
15h45 - No lado de fora da Assembleia, o BME avança sobre os manifestantes que estavam acampados em frente ao prédio. Com violência, a polícia quebra até pertences dos manifestantes. 



 
15h30 - O presidente da Assembleia reconsiderou a posição da Mesa e autorizou a entrada de um grupo de pessoas. Os manifestantes passaram a ocupar as galerias para acompanhar a sessão. O número de policiais, no entanto, é bem maior que o número de manifestantes.
 
15h25 - O deputado Hércules Silveira (PMDB), em nome do padre Kelder, que participou nas negociações de desocupação do prédio, lembrou que o acordo que fora feito com os manifestantes (de garantir a presença da população na sessão), não estava sendo cumprido.
 
15h20 - O deputado Cláudio Vereza (PT) pediu questão de ordem, solicitando ao presidente da Casa que abrisse o cadastramento da população que permanecia do lado de fora da Assmebleia.
 
15h15 - O deputado Euclério criticou a presença de servidores nas galerias enquanto a população estava impedida de entrar no prédio do legislativo.
 
15h05 - Dentro da Assembleia o presidente da Casa, deputado Theodorico Ferraço (DEM), dá início à sessão. Há quórum para votação. O projeto de decreto legislativo 069/2013, do deputado Euclério Sampaio (PDT), é o oitavo item da puata.




 
15h00 - BME mantém as entradas da Assembleia fechadas. 
 
Apesar das declarações de respeito às manifestações populares, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ales) solicitou o reforço de policiamento para a sessão desta segunda-feira (15). 
 
O primeiro tumulto aconteceu por volta das 14h30, quando um grupo de cerca de 100 pessoas tentava entrar no prédio para acompanhar a sessão que vai votar o Projeto de Decreto Legislativo 69/2013, que prevê o fim da cobrança do pedágio na Terceira Ponte.
 
Para expulsar o grupo que ocupava as escadarias de acesso ao prédio do Legislativo estadual, a polícia usou spray de pimenta, bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. Neste momento (15h00), os manifestantes passaram a ocupar uma das faixas da avenida Américo Buaiz (sentido Centro). 



 
A cada instante, mais pessoas chegam para acompanhar a sessão e, impedidas pela polícia de entrarem no prédio, engrossam o número de manifestantes que permanecem do lado de fora da Assembleia. 
 
Durante toda a manhã, o presidente da Casa, deputado Theodorico Ferraço (DEM), se reuniu com outros parlamentares para tratar da deliberação sobre a matéria.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/