O PMDB capixaba realiza convenção estadual no próximo domingo (25) na Câmara de Vitória. O processo, porém, está sendo construído desde o final de agosto, quando acabaram as convenções municipais. Para a convenção, foi inscrita apenas uma chapa, que mantém a atual gestão. O atual presidente, o deputado federal Lelo Coimbra, será reconduzido à presidência do partido.
Na eleição serão eleitos a nova executiva estadual, que será constituído de 71 membros e 23 suplentes; os delegados e respectivos suplentes à Convenção Nacional, que acontece no próximo ano; a Comissão de Ética; e o Conselho Fiscal.
Para o deputado, o balanço das convenções municipais foi positivo e o partido se prepara agora para a eleição municipal do próximo ano. Isso facilitou a construção e harmonização da chapa para a convenção estadual, uma movimentação fundamental para a preparação do PMDB para as eleições municipais.
A avaliação no partido é de que o PMDB conta com cerca de 60 nomes em condições de disputas de prefeituras no Espírito Santo. Mas haverá ainda muita articulação. Depois do fim do prazo de filiações partidárias, no início de outubro, o deputado federal considera que o partido conseguiu um equilíbrio entre as regiões.
Um balanço com todas as aquisições da sigla ainda será divulgado – é que as listas com as filiações dos partidos só foi consolidada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nessa quinta-feira (15) –, mas o deputado fez questão de destacar que os ganhos do PMDB não se restringem ao próprio partido.
Ele lembrou a importância das movimentações com os outros partidos que compõem a base do governo Paulo Hartung, como o PDT, o PSD e o DEM, que também fizeram aquisições importantes de quadros para a disputa do próximo ano.
Lelo acredita, também, que a abertura da janela em março de 2016 para vereadores e prefeitos que queiram mudar de partido poderá fortalecer ainda mais o PMDB.