A Rede vai lançar candidato próprio à prefeitura de Guarapari. O partido definiu o nome do advogado Ricardo Rios, e deve oficializar a candidatura na convenção da Rede no próximo dia 28. A entrada de Rios na disputa sela o fim aliança que vinha sendo construída com o PSB, que apresenta do nome do vereador Gedson Merízio para como pré-candidato.
Segundo uma fonte ligada à Rede, a articulação com o PSB azedou porque as lideranças do partido começaram a se sentir preteridas do processo de construção do palanque de Merízio. A Rede estaria se sentido desprestigiada e decidiu que quer assumir uma posição de protagonismo na disputa. Neste sentido, o partido definiu que seria melhor apresentar candidatura própria e já começa a procurar parceiros para o projeto.
A sigla nacionalmente comandada por Marina Silva estaria conversando com PMDB, PTN e Solidariedade. Também ensaia um diálogo com o PSDB, que também tem candidatura colocada, com Carlos Von. O nome de Ricardo Rios foi bem aceito não só dentro do partido, mas também nos meios políticos do município.
O grupo reconhece a força política do deputado estadual Edson Magalhães (PSD), que deve disputar a eleição, mesmo assim acredita que o partido deve marcar posição no processo eleitoral, defendendo suas plataformas e se apresentando à sociedade.
Mas o afastamento do ninho socialista pode não ser um adeus definitivo. Com o avançar do debate se houver uma oportunidade de retomada de conversas com o PSB, mais à frente, os redistas podem reabrir o diálogo com os socialistas.
Outros seis nomes também estão sendo cotados para a eleição: o do vereador Manoel Couto (PT), além do professor e historiador José Amaral (PSOL), o empresário Everson Ferreira (PRB), o médico Franz Tristão de Almeida (PTN), a ex-secretária municipal Léa Wandekoken (PRTB) e o presidente do PMDB municipal Marquinhos Borges (PMDB).