sábado, agosto 30, 2025
20.9 C
Vitória
sábado, agosto 30, 2025
sábado, agosto 30, 2025

Leia Também:

Amaro Neto mantém domicílio eleitoral em Vitória e praticamente diz adeus à disputa na Capital

A grande expectativa dos meios políticos em torno do futuro político do deputado estadual Amaro Neto (PPS) pode ter chegado ao fim nesta sexta-feira (2). Continuava em aberto a possibilidade de Amaro disputar a eleição municipal do próximo ano em Vila Velha. O deputado, porém, não transferiu seu domicílio eleitoral para o município.  
 
No último dia para a definição do domicílio eleitoral (02/10) para a disputa de 2016, o parlamentar decidiu manter seu domicílio em Vitória e, caso queira se candidatar a prefeito, terá de ser obrigatoriamente na Capital. 
 
Apesar de o cenário mostrar que Amaro poderia ser um forte candidato a prefeito nas próximas eleições, ele afirmou, por meio de nota, que segue focado em seu mandato de deputado, e que não irá concorrer no município canela-verde. Sobre a disputa na Capital, porém, Amaro mantém o mistério. 
 
“Em momento algum cogitei tal mudança, meu título pertence ao município de Vitória há 11 anos e não vejo porque mudar. Tenho um carinho grande por Vila Velha e pelo Espírito Santo de um modo geral. Vou continuar ajudando os municípios daqui da Assembleia”, registrou na nota.
 
O parlamentar, que foi cortejado pela Rede Sustentabilidade e por outros partidos, por enquanto, permanece no PPS, mas isso não significa que ficará no partido até o início do processo eleitoral. Pela nova regra eleitoral, o pretenso candidato em 2016, terá que estar filiado a um partido político seis meses antes da disputa e não um ano, como antes. 
 
Se quiser sair do partido, o deputado terá que conseguir a liberação do PPS. O problema é que o PPS tem o controle do prefeito Luciano Rezende, que disputa a reeleição no próximo ano. Abrindo a porta para o deputado deixar a sigla, ele pode estar criando a brecha para que mais um palanque possa ser erguido na Capital. 
 
Rezende está em desgaste político e o cenário de Vitória para 2016 aponta para um campo eleitoral bastante povoado. Se tiver de enfrentar também o a candidatura de Amaro Neto, o prefeito ficará em uma situação ainda mais complicada. Para os observadores das manifestações, isso complicaria até mesmo sua chegada ao segundo turno. 
 
Deputado mais bem votado do Estado, Amaro Neto se tornou uma figura cogitada para a disputa eleitoral de 2016. Logo no início do ano, a notícia de que o deputado havia mudado o domicílio eleitoral para Vila Velha criou a expectativa de que ele estaria de preparando para disputar a eleição à prefeitura do município. 
 
Expectativa que aumentou com a participação dele no grupo de deputados que estava discutindo o processo em Vila Velha. Desde então, as lideranças começaram a discutir o sentido que o deputado pegaria na Terceira Ponte para disputar a eleição. 

Mais Lidas