Quinta, 02 Mai 2024

Ameaça à reeleição de Casagrande, Magno Malta vira alvo de aliados

A possibilidade de o senador Magno Malta (PR) disputar o governo do Estado no próximo ano tem movimentado o mercado político capixaba. Depois de o senador admitir que pode entrar na corrida pelo Palácio Anchieta, ele passou a ser alvo de uma movimentação dos aliados do governador Renato Casagrande (PSB), que tentam desestimular a candidatura do republicano.



Para os aliados do socialista, a hipótese de Malta disputar o governo coloca em risco o projeto de reeleição de Casagrande e do sistema de unanimidade política que se estabeleceu em torno de seu governo. Malta não se alinha nem política e nem financeiramente ao sistema e poderia lançar um palanque de oposição ao governo, o que desestabilizaria o tabuleiro político para 2014.



As leituras do mercado político são de que o ex-governador Paulo Hartung, que poderia entrar em disputa com Casagrande no próximo ano, não teria condições devido às inúmeras denúncias que vêm sendo feitas em relação ao seu governo. Além disso, como Hartung é o idealizador do sistema de unanimidade política, Casagrande precisa estar ao lado do ex-governador para manter o elo com esse projeto político.



O espaço de Hartung estaria assegurado com a vaga de senador, com o apoio de Casagrande, que não deve adotar um discurso contrário ao ex-governador, mesmo diante das evidências apontadas pelo Ministério Público sobre o governo passado.



Mas quanto à possibilidade de enfrentar Magno Malta, o ex-governador não teria como evitar seu palanque. Como o senador tem um substancial capital eleitoral, a disputa pode ser dura. Malta já sinalizou no programa eleitoral do PR o caminho que pretende trilhar. A crítica à segurança pública, ponto frágil do governo Casagrande, pode incomodar bastante o palanque do socialista.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/