Sábado, 27 Abril 2024

Ana Rita recorre de decisão em favor de candidatura de Coser

Ana Rita recorre de decisão em favor de candidatura de Coser
A senadora Ana Rita e seus apoiadores no Estado protocolaram na Direção Nacional do PT, nessa quarta-feira (19), um recurso contra a decisão do Encontro de Delegados do PT/ES ocorrido no último sábado (15). O encontro, que era para escolher o candidato ao Senado entre a senadora e o presidente regional do partido, o ex-prefeito de Vitória João Coser, recebeu uma emenda permitindo que ele, que venceu a disputa interna, possa disputar qualquer cargo majoritário. 
 
Com a emenda que consta na resolução do encontro, Coser ganha flexibilidade para discutir com os aliados seu posicionamento no palanque. A apresentação do recurso já havia sido anunciada pelo grupo ao final do encontro.
 
A preocupação é que às vésperas do encontro, o vice-presidente regional do partido, José Carlos Nunes, declarou que o partido admitia a possibilidade de discutir a vice na chapa de Renato Casagrande, abrindo mão do Senado para uma composição com o PMDB. Nos bastidores, se fala na possibilidade de garantir o espaço para que o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) possa disputar o Senado na chapa de Casagrande ou uma composição de PMDB e PT, em que Hartung disputaria o governo e as vagas ao Senado e a vice seriam discutidas entre PT e PDT. 
 
O grupo argumenta no recurso que com essa decisão corre-se o risco de a presidente Dilma Rousseff ficar sem palanque no Espírito Santo, uma prioridade para o PT Nacional. Além disso, a emenda vai de encontro ao projeto de aumentar a bancada no Senado. O partido ficaria, assim, refém do palanque do PSB, que tem candidatura própria à Presidência.
 
No recurso, os aliados de Ana Rita afirmam ainda que o encontro desrespeitou o calendário do partido, que estabelece que o Diretório Regional deve convocar um Encontro Estadual para, primeiro, definir a tática eleitoral e a política de alianças, para depois decidir quem irá postular um cargo majoritário e o método de escolha (encontro ou prévias).
 
Para os apoiadores da senadora, a decisão do último sábado atropelou o processo, enfraquecendo o poder de negociação do partido. Nesse sentido, os militantes pedem que a direção determine que o nome escolhido no sábado passado dispute o Senado e não qualquer vaga na majoritária. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/