Domingo, 28 Abril 2024

Câmara elege aliado de Pazolini para presidente após prisão de vereador

leandro_piquet_cmv2 Câmara Municipal de Vitória
Câmara Municipal de Vitória

Leandro Piquet (Republicanos), aliado do prefeito Lorenzo Pazolini, do mesmo partido, é o novo presidente da Câmara de Vitória. Eleito em chapa única, nesta segunda-feira (2), preenche a vaga aberta com a prisão do presidente eleito em agosto de 2022, Armandinho Fontoura (Podemos), que se encontra preso desde 15 de dezembro, por determinação do ministro Alexandre de Morais, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A mesa diretora da Câmara para o biênio 2023 e 2024, com Piquet na presidência, é formada por Aloísio Varejão (2º vice-presidente), Dalto Neves (3º vice-presidente), Maurício Leite (1º secretário) e Anderson Goggi (2º secretário). A vaga de 3º secretário ficou vaga e será preenchida enchida na próxima sessão ordinária, em fevereiro, no retorno das atividades legislativas.

A escolha terá a participação, já como vereadores, dos suplentes André Moreira (Psol), substituto da vereadora Camila Valadão, e Vinícius Simões (Cidadania) no lugar de Denninho Silva, também eleito para a Assembleia Legislativa. Os dois acompanharam presencialmente a votação para eleição da mesa-diretora.

No domingo (1º), a chapa montada por Armandinho foi empossada, com Duda Brasil (União Brasil) na vice-presidência, que assumiu a presidência e convocou nova eleição. Piquet foi eleito por 12 votos – com abstenção do ex-presidente, Davi Esmael (PSD) e voto contrário da vereadora Camila Valadão (Psol).

Por estar preso desde o dia 15 deste mês, envolvido em inquéritos sobre as milícias digitais bolsonaristas, Armandinho foi descartado da presidência, do último dia 27, segundo o regimento interno. Os vereadores aprovaram projeto regimental para uma nova eleição nesta segunda-feira, por ele não poder comparecer à sessão de posse.

Armandinho foi eleito para presidir o Legislativo no biênio 2023-2024 em chapa única, com apoio do atual ex-presidente, Davi Esmael (PSD). O vereador Duda Brasil, que assume como vice-presidente da chapa eleita, era apontado como favorito para se eleger presidente, mas o movimento tomou outro rumo, mantendo o bloco do prefeito Pazolini no comando, em situação idêntica à gestão anterior, do vereador Davi Esmael (PSD).

Na ausência do agente político em prazo determinado, fica extinto o mandato como presidente, diz o regimento interno da Câmara, ressaltando o instituto da renúncia presumida e inviabilizando a posse por procuração, que seria realizada pela mãe do vereador, Kátia Lima, presente na sessão em que a opção foi cogitada.

Quem é

Leandro Piquet é do Rio de Janeiro, delegado de Polícia Civil, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Público e especialista em segurança pública. Foi eleito em 2020, com 2,3 mil votos e cumpre o primeiro mandato na Câmara de Vitória.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

Breno em Terça, 03 Janeiro 2023 06:50

Ser do grupo de Pazolini é algum demérito por acaso? vcs do Século Diário são uma piada!

Ser do grupo de Pazolini é algum demérito por acaso? vcs do Século Diário são uma piada!
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/