sexta-feira, julho 18, 2025
26.9 C
Vitória
sexta-feira, julho 18, 2025
sexta-feira, julho 18, 2025

Leia Também:

Assessora de Allan Ferreira vai assumir vaga como vereadora de Cachoeiro

Única mulher na Câmara, Ednalva Marin entra no lugar de Brás Zagotto, nomeado secretário

Redes sociais

Nos próximos dias, a Câmara de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado) vai voltar a contar com uma representante mulher. Ednalva Marin, primeira suplente do Podemos, entrará na vaga deixada por Brás Zagotto, licenciado do mandato de vereador após ser empossado como o novo secretário municipal de Limpeza Urbana, nessa quarta-feira (16).

Ednalva Marin é uma liderança comunitária do distrito de Gironda. Antes mesmo de assumir o mandato, ela já tem circulado pela cidade junto com outros vereadores. No último dia 1º de julho, ela fez uma postagem criticando a falta de representatividade feminina na Câmara. “Uma das coisas que mais me incomodam na política é a baixa representatividade feminina. Na última sessão solene da Câmara de Cachoeiro, isso ficou ainda mais evidente. Não podemos continuar aceitando a ausência de mulheres nos espaços de decisão”, comentou na ocasião.

Atualmente, Ednalva é assessora parlamentar do deputado estadual Allan Ferreira (Podemos), ex-vereador de Cachoeiro. Ela também foi assessora do pastor Marcos Mansur (PSDB), ex-deputado estadual, que pediu voto para ela nas eleições de 2024. No ano passado, obteve 987 votos. Em 2020, Marin também havia ficado como suplente, mas pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Esta é a segunda vez que o prefeito Theodorico Ferraço (PP) nomeia um vereador eleito para o seu secretariado. No início da gestão, Renata Fiório (PP), justamente a única parlamentar mulher eleita em 2024 em Cachoeiro, se tornou secretária municipal de saúde – o que abriu espaço para que o produtor agropecuário José Luiz Calegário, o Galo, assumisse uma cadeira no parlamento. Primeiro suplente do Progressistas (PP) com apenas 460 votos, Galo foi apoiado nas eleições por Zezé da Cofril, vice-presidente do PP e pai de Júnior Corrêa (Novo), o vice-prefeito.

Com a chegada de Brás Zagotto ao secretariado, Theodorico Ferraço traz mais um partido para a sua base aliada. O Podemos apoiou o ex-prefeito Victor Coelho (PSB) durante a maior parte de seu segundo mandato (2021-2024). Nas eleições de 2024, o Podemos apoiou Diego Libardi (Republicanos) como candidato a prefeito, que foi lançado na política justamente por Ferraço, mas que depois se tornou um desafeto.

Veterano, Brás estava no sétimo mandato consecutivo como vereador, tendo sido presidente da Câmara de 2021 a 2024. Nas eleições do ano passado, já demostrava nos bastidores estar mais inclinado a seguir um novo desafio político, tendo se colocado inclusive como pré-candidato a prefeito ou vice-prefeito. Em 2022, candidatou-se a deputado federal, obtendo 9,8 mil votos.

Mais Lidas