quarta-feira, julho 30, 2025
20.9 C
Vitória
quarta-feira, julho 30, 2025
quarta-feira, julho 30, 2025

Leia Também:

Ataque da base a Casagrande consolida candidatura de Paulo Hartung ao governo

O episódio da defesa do prefeito Rodney Miranda (DEM), em relação ao desempenho negativo na pesquisa do Instituto Futura, publicado no fim de semana, em A Gazeta, marcou para os meios políticos a garantia sobre o cenário de disputa majoritária na eleição deste ano. Foi o desmanche definitivo da unanimidade que vinha sendo acalentada pelo governador Renato Casagrande. A sessão dessa terça (8) deixa claro que o ex-governador Paulo Hartung vai mesmo para a disputa ao governo do Estado.
 
A postura dos deputados que têm relação política com o prefeito é reflexo do compromisso de alguns, contemplados com cargos na prefeitura de Vila Velha, como é o caso de Euclério Sampaio (PDT) e José Esmeraldo (PMDB) e principalmente do conjunto de deputados hartunguetes na Casa. Um comportamento explicito no posicionamento do líder do governo, deputado Elcio Alvares, e do presidente da Casa, Theodorico Ferraço, ambos do DEM.
 
Essa movimentação mostra que a candidatura de Hartung está colocada para a disputa, caso contrário, a Assembleia que tem um perfil harmônico com o Executivo, não agiria da forma que agiu na sessão dessa terça-feira (8). Também ficou claro tratamento de parte da imprensa, aliada do ex-governador, que repercutiu o fato e traz novas investidas do ex-secretário de Educação Haroldo Correa, que ainda se investindo do cargo de assessor do senador Ricardo Ferraço (PMDB), novo aliado do Palácio Anchieta, alardeia o discurso da ameaça de quebradeira no Estado. 
 
A fala deixa transparecer o discurso que será usado em campanha de que o governo Casagrande representa o retrocesso no desenvolvimento econômico do Estado. 
 
Enquanto isso, o presidente do PSB, Luiz Carlos Ciciliotti, desconhece a situação de embate como definitiva, afirmando que vai buscar atrair o PMDB para o palanque do governador até o fim. Não é a primeira vez que o socialista mostra descompasso com a realidade eleitoral que se consolida para a disputa deste ano, o que coloca o palanque palaciano um passo atrás nas articulações eleitorais.
 
O estrago poderia ser maior se o ex-secretário de Esportes do Estado, deputado Vandinho Leite (PSB) não tivesse um bom desempenho na defesa do governo, durante o discurso de Elcio.
 
Para os meios políticos, ao se empenhar na defesa de Rodney Miranda, os deputados ligados ao ex-governador tentam restabelecer um ponto negativo no palanque de Hartung. Isso porque o prefeito foi eleito com o apoio do ex-governador e prometendo implantar na cidade o modelo de gestão de Paulo Hartung. 
 
A expectativa agora fica pelos desdobramentos do caso em relação à liderança do governo. As lideranças observam se o próprio Elcio Alvares entregará o cargo ou se o governo vai agir para substituir seu “líder” na Assembleia. No Palácio Anchieta, a relação que já era desgastada, agora fica inviável. 

Mais Lidas