Em entrevista ao jornal A Gazeta desta terça-feira (12), o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), mostrou que em pelo menos uma coisa ele se afina com seu principal adversário no município, o ex-prefeito e deputado federal Sérgio Vidigal (PDT): a estratégia política.
Assim como o pedetista, Audifax evita falar sobre a polarização da disputa eleitoral no município. Com metade do eleitorado já fatigado da alternância entre Vidigal e Audifax, os dois parecem ter entendido que a radicalização do cenário municipal é prejudicial para ambos, e só favorece os adversários, que pretendem usar a polarização (o tal do “mais do mesmo) como munição de campanha.
Neste sentido, eles evitam críticas e ataques mútuos, mas sem aparentar qualquer tipo de aproximação. Foi assim no fim de 2015, quando prefeito e deputado federal dividiram a mesa de autoridades na solenidade de inauguração do novo auditório da Câmara de Vereadores da Serra. Ocasião em que o governador Paulo Hartung (PMDB) participou e mostrou neutralidade, fazendo elogios a ambos.
Aliás, a tentativa de amenização do clima eleitoral entre Audifax e Vidigal é favorável ao governador. O pedetista foi um elemento importante de apoio na estratégia de Hartung em 2014. Fez uma aliança proporcional que sustentou o palanque simbólico do PT, mas esteve abertamente junto com Hartung na majoritária.
Já Audifax deixou o PSB do ex-governador Renato Casagrande e se filiou à Rede, buscando aproximação com o Palácio Anchieta. Hartung vem se mantendo neutro na disputa, evitando contribuir para o acirramento dos dois aliados. O mesmo não se pode dizer das demais lideranças políticas do município.
Os outros nomes interessados em entrar na disputa são unânimes em usar o discurso do desgaste da polarização e do revezamento de Vidigal e Audifax no comando da prefeitura, alternância que já dura mais de 20 anos. Essa vem sendo a principal bandeira de quem se apresenta como pré-candidato a prefeito na Serra. Caso do ex-deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), do deputado federal Givaldo Vieira (PT) e da presidente da Câmara Municipal, a vereadora Neidia Pimentel (PSD).
Todos querem se apresentam como terceira via, apostando na bandeira da mudança para tirar o foco da disputa entre Vidigal e Audifax em 2016.

