Quarta, 08 Mai 2024

Audifax já se prepara para a sucessão estadual em 2018

Audifax já se prepara para a sucessão estadual em 2018

Para os meios políticos ainda ecoa a declaração do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), que põe o ex-governador no palanque de Renato Casagrande à reeleição como o candidato palaciano ao Senado. A leitura que vem sendo feita é ligada à sucessão de Renato Casagrande em 2018. A ideia seria trabalhar para limpar o campo do governador em 2014, garantindo sua reeleição e projetando o cenário de sucessão estadual.



No PSB, o entendimento é que o nome em condições de suceder Renato Casagrande é o do prefeito da Serra, Audifax Barcelos, que para isso precisará desempenhar um mandato muito bom como prefeito em um momento político completamente diferente de sua primeira passagem pela prefeitura.



Mas além da imagem de bom gestor é preciso também cuidar de movimentações internas que criem um cenário favorável a uma candidatura socialista à sucessão de Casagrande, em 2018. Para se reeleger, é necessário manter a ideia de unidade em torno da candidatura do governador, eliminando qualquer possibilidade de haver uma disputa.



A ameaça poderia vir da candidatura do ex-governador Paulo Hartung ao governo, embora nos meios políticos essa ideia ainda encontre resistências. Hartung saiu derrotado da disputa eleitoral em 2012 e os ex-prefeitos ainda presos na Operação Derrama são em maioria seus aliados, o que o desgasta ainda mais para uma disputa.



Mas Hartung tem fatores a seu favor também, como a reeleição de Theodorico Ferraço (DEM) para a presidência da Assembleia. Ferraço deve concluir o mandato, mesmo sob fogo cruzado da Justiça, o que fortalece Hatung. Além disso, há nos meios políticos a ideia de que Hartung precisa de um mandato, já que há problemas na Justiça contra o ex-governador.



Recentemente, rumores sobre a possibilidade de o ex-governador vir a disputar o governo em 2014 se espalharam nos meios políticos, o que acendeu o sinal de alerta no Palácio Anchieta. Ao “lançar” Hartung ao Senado, Audifax joga água na fervura e alivia as movimentações do governador em favor de sua reeleição.



Também dentro desse jogo político, fica mais evidente para os observadores que dificilmente o PDT vai conseguir emplacar a ideia de conseguir a vice de Renato Casagrande. Ter Sérgio Vidigal, principal adversário político de Audifax no governo, prejudicaria a construção desse palanque para a sucessão de 2018.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/